OP: Região do Vista Alegre terá 114 novas habitações

Mesmo com a forte chuva, 280 pessoas lotaram o pátio da Escola Municipal Janaina Agostinho Oliveira, no Jd. Mimás, no sábado, 28/3, para mais uma plenária do Orçamento Participativo – região 6, que engloba os bairros dos jardins Vista Alegre, Mimás e Oliveiras, além dos parques Jane e Esplanada.

Como nas outras plenárias, ao se cadastrarem os participantes receberam um cartão com o nome, endereço e a região a que pertencem, além de uma fita colorida em que cada cor representava um determinado bairro. Foi disponibilizado pela organização do evento uma sala de recreação para os pais que trouxeram os filhos, assim puderam acompanhar as plenárias tranqüilamente.

Primeiramente, foi apresentado aos participantes as características da região que possui 19.400 habitantes, 2.744 com ensino fundamental, uma unidade de saúde, três escolas municipais e quatro estaduais. Em seguida, representantes do Governo fizeram a prestação de contas sobre o andamento das demandas solicitadas nos anos anteriores e anunciaram as ações que o governo irá executar na região. Entre elas, estão a recuperação urbana e ambiental, a construção de 114 novas habitações na rua da Servidão, localizada em cima do túnel do Rodoanel e a implantação de duas salas EJA e duas do MOVA. Na área da rua Novo Hamburgo será feito o esgotamento sanitário, construção de áreas de lazer e regularização fundiária.

Os participantes também tiveram a possibilidade de se manifestar e fazer suas reivindicações. As maiores demandas foram por mais vagas nas creches, implantação de passarelas na rodovia Régis Bittecourt -BR 116, (pois segundo os moradores muitos atropelamentos acontecem na região dos jardins Mimás e Vista Alegre), construção de áreas de lazer para a comunidade, falta de saneamento básico e reclamações das obras do Rodoanel que estão prejudicando o tráfego de pedestres e degradando as ruas.

O prefeito de Embu, Prefeito, acompanhado pelos secretários municipais e vereadores, respondeu a todas as questões e dúvidas levantadas pelos participantes. Chico disse que a Prefeitura está procurando locais na região para construção de creches para atender aos pedidos dos pais das crianças. Com relação as passarelas, o prefeito comentou que a BR 116 está sob concessão e qualquer tipo de obra no local deve ter autorização da concessionária. Explicou, que a reunião agendada com a concessionária foi adiada por ela e que a Prefeitura vai verificar uma nova data para a reunião.

Após a fala do prefeito de Embu, foi realizadas a eleição dos delegados de cada região.

Região 6: 29 delegados eleitos

Jardim dos Oliveiras
Aldemir de Lima, Joana Vieira, Pedro Calhau, Raquel da Silva e Nilton de Souza.

Jardim Mimás
Claudia Santos, Marcos Santos, Avany Santos, leonardo Pereira, Lenita Maria, Jairo Capeletti, Pedro Neto, Ana Lúcia, Benedito Reis, Tânia de Godói e Omar Derreira.

Parque Esplanada
Valdemir Pires, Claudia Lopes e Evandro Silva.

Jardim Vista Alegre
Edison Silva, Marcelo Souza, Silvio Santos, José Santos, Valdemes Freitas, Valdeci Santos, Juarez Lima, Lúcio Santos, Wellington e Antônio Vieira.

Parque Jane
Não houve candidatos