Orçamento Participativo de Embu das Artes promove encontro com cidades

Orçamento Participativo de Embu das Artes promove encontro com cidades
Acessibilidade

Na terça-feira, 13/9, a Secretaria Municipal de Participação Cidadã promoveu um encontro de coordenadores do Orçamento Participativo (OP), com o objetivo apresentar um balanço das ações realizadas pelas cidades, de 2009 a 2011. Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador do OP de Embu das Artes, Abaldino Ferreira (Gabino). Segundo o secretário de Participação Cidadã, Edson Bezerra, o OP é uma ferramenta democrática que dá condições de fazer um exercício de cidadania e parâmetro para as cidades se autoavaliarem. “Independente da dotação orçamentária, seja a exorbitante de Cubatão ou do baixo orçamento de Várzea Paulista e de Embu das Artes, a participação da sociedade está garantida no orçamento municipal” – afirmou.

Para a vereadora Ná, a contribuição da população por meio do Orçamento Participativo foi fundamental para o desenvolvimento da cidade. “Nosso governo é pautado na democracia e o OP está garantido em uma Lei Municipal de minha autoria. Independente do prefeito eleito, o OP sempre vai existir” – afirmou. O vereador João Leite reiterou as palavras da vereadora ressaltando que “temos que trabalhar para que as coisas boas fiquem e para que nosso governo continue sendo representativo”.

O balanço apresentado por Embu das Artes impressiona: as plenárias receberam, em média, 2.000 participantes por ano e mais de 90% das demandas levantadas pela população estão contempladas no orçamento de 2011. Atualmente, o OP conta com 138 representantes eleitos nas 20 áreas administrativas da cidade. Caravanas por todo município e fóruns integram a programação de atividades. Além disso, os conselheiros eleitos para o Conselho Municipal do Orçamento Participativo recebem curso de formação com a temática Controle Social e Orçamento Público entre outras.

Participaram do encontro, os coordenadores Carlos Lacerda (Carapicuíba), Lelo (Cubatão), Zé Pedro (Osasco), Zigomar (Várzea Paulista) e Amazio Lolita (Embu-Guaçu), além da sociedade civil.

----
Compartilhe nas redes sociais