No último dia 11, mais de 150 pessoas participaram da reunião de Planejamento do Orçamento Participativo, no Auditório da Prefeitura de Embu. Coordenado por Prefeito, secretário-chefe de gabinete do prefeito Prefeito, o OP tem como principal objetivo permitir com que a população participe efetivamente das decisões do governo. Hoje, a cidade de Embu está dividida em 13 macrorregiões representadas por delegados que trabalham em conjunto com a comunidade.
Segundo pesquisa do Instituto Pólis, dos 200 municípios que implantaram o Orçamento Participativo como política pública, hoje somente 100 continuam com o programa. Graças a atual administração e a participação dos munícipes, Embu está entre eles. Para Prefeito, a sabedoria popular somada ao saber técnico constróem a solução. "Chamar a comunidade para discutir é ganhar tempo", declarou.
Entre as propostas apresentadas, está a participação eletrônica dos moradores. Através do Embu-mail, serviço eletrônico de mensagens gratuito, as pessoas poderão expressar as suas opiniões e apontar as demandas do seu bairro. Para facilitar o acesso à internet, computadores serão disponibilizados nas bibliotecas, telecentros e nas Praças de Atendimento da Prefeitura. Outra novidade em estudo é a realização somente de plenárias macrorregionais. Com a junção de vários bairros, as reuniões tendem a ser mais produtivas. As visitas nas regiões também sofrerão mudanças. A previsão é que sejam feitas duas por ano: Caravana das Prioridades e Caravana de Obras e Serviços. A primeira para fazer análise técnicas das demandas apresentadas e a segunda com o objetivo de avaliar as obras e serviços que foram priorizados no ano anterior. No próximo encontro do grupo, previsto para março, o governo apresentará uma proposta de plano de investimento.
Participaram da reunião, o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos e Limpeza Pública, Roberto Terassi, os secretários Adaucto Durigan (Administração), Helton Rodrigues (Obras), Selma Fernandes (Cidadania e Assistência Social), Rosimary de Matos (Educação, Cultura, Esporte e Lazer), Jorge Harada (Saúde); a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Cleusa Gomes; os vereadores Maria das Graças, Manoel Raimundo e Paixão; o comandante da Guarda Civil Municipal, Dirceu Alves, o diretor de Esportes, José Geraldo Ferreira, além de representantes dos Conselhos de diversos seguimentos: Idoso, Educação, Assistência Social, Segurança Alimentar e Criança e Adolescente; delegados do OP e presidentes de Sociedades Amigos de Bairro – mais de 30 regiões foram representadas.