Logo na entrada da 1ª Exposição de Orquídeas e 1ª Mostra da Cattleya walkeriana, aberta nesta sexta-feira, 18/5, em Embu das Artes, é possível avaliar porque a maior planta do reino vegetal, com 30 mil espécies e 500 mil cruzamentos, cultivada do nível do mar a 4 mil metros acima, do clima seco ao mais úmido, e que é avaliada pela floração, ou seja, pela beleza, comum a velhas orquídeas, desperta tanto fascínio. E você pode comprovar isso comparecendo à exposição em Embu das Artes, neste sábado e domingo, dias 19 e 20/5, das 9 às 19 horas, no Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320). A entrada é gratuita, mudas de orquídeas são vendidas a partir de R$ 5, móveis, estilo aparadores de plantas, a partir de R$ 80.
Na abertura do evento, alunos da EM Iodoque Rosa, acompanhados de professores e da diretora Edneia Aparecida de Azevedo, plantaram orquídeas no Francisco Rizzo, amarando mudas nas árvores do parque. Daniel Silva Martinez, 10 anos, plantou a primeira muda com ajuda de Rafael Bianchi Galati, do Orquidário da Terra, que realiza o evento, com apoio da Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Turismo. O pequeno Daniel achou "irada" a experiência, que foi apreciada pelos outros estudantes e que complementa a proposta da escola de despertar o interesse pela preservação da natureza e do meio ambiente, segundo a diretora.
"O Brasil é o quinto país do mundo em espécies de orquídeas e tem um mercado orquidófilo há mais de 100 anos, com pessoas que cultivam a planta por hobby individualmente ou ligadas a associações", disse Rafael. Informou que os cursos serão ministrados por profissional ou presidente de uma das associações participantes no sábado e domingo, às 10 e 16 horas, gratuitamente. A mais bela planta, na opinião do público, será eleita por voto popular durante o evento. E quem votar concorrerá a duas cestas de orquídeas, além de outros materiais de jardinagem. Haverá ainda rifa de orquídeas. Na entrada do evento, há uma pequena exposição de artes plásticas com o tema orquídea e uma praça de alimentação foi instalada no parque.
Participam do evento, quatro associações de orquidófilos de São Paulo, além das de Registro, Santo André, Vinhedo, Mogi das Cruzes, São Bernardo do Campo, São Vicente, Santos, São Lourenço da Serrra (Orquidófilo Colibri), Itapecerica da Serra (Orquidário Alto da Serra), Arujá (orquidário Orquilândia), Coordenadoria da Associação de Orquidófilos do Brasil (Caob).
Estacionamento no local. Aceitam-se cartões de débito e crédito. O Parque Rizzo fica na altura do km 281, entrada da cidade, a apenas 28 quilômetros da Capital.
Mais informações no Centro de Atendimento ao Turista (CAT/Largo 21 de Abril, 139, Centro Histórico, tel. 4704-6565).