A partir de 10 de novembro, acontece a exposição Os 34 Cantos do Inferno de Dante, do artista Roberto Righi, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, que fica no Largo 21 de Abril, 129, Centro, Embu das Artes. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura.
Contemplada pela Lei Paulo Gustavo, a mostra conta com 34 telas pintadas a óleo e 8 painéis, com inspiração nos 34 cantos da primeira parte do livro A Divina Comédia, denominada Inferno, de Dante Alighieri. Nas obras, Righi desenvolve o pensamento articulado a uma linguagem plástica expressionista figurativa e abstrata.
Inferno é a primeira parte do livro “A Divina Comédia” (as outras duas são Purgatório e Paraíso), do poeta italiano Dante Alighieri (1265-1321), publicado no século XIV durante o período do Renascimento, representando um dos maiores clássicos da literatura universal.
A publicação é narrada em primeira pessoa. Dante é o narrador e ainda o personagem principal. Nesse poema épico, repleto de simbolismos e alegorias, ele critica filósofos, religiosos e políticos que viveram em sua época. Em muitas passagens o autor fala diretamente com o leitor, em uma linguagem alegórica, descrevendo sua trajetória no inferno, no purgatório e no paraíso.
Serviço:
Os 34 Cantos do Inferno de Dante – de Roberto Righi
Abertura: 9/11, às 18h
Visitação: de 10/11 a 1/12, das 9h às 17h
Onde: Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 129, 1º andar, Centro, Embu das Artes)
Entrada gratuita