Outubro Rosa: prevenir ainda é o melhor remédio

14/10/2015 - 0:00
Outubro Rosa: prevenir ainda é o melhor remédio
Acessibilidade

Este é o mês de conscientização e combate do câncer de mama, o Outubro Rosa, celebrado em todo o mundo desde 1990. Embu das Artes, intensificando o trabalho realizado durante todo o ano, oferece, além da mamografia, diversos exames para as mulheres.

Além dos tradicionais exames de urina, fezes e sangue, a paciente poderá agendar na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa papanicolau, ultrassom, mamografia, densitometria óssea. No caso do papanicolau, a mulher deve se informar sobre os dias e horários de coleta na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e realizar o exame. O município dispõe de ambulatório de mastologia (especialidade que previne, diagnostica e trata o câncer de mama) no Centro de Especialidades Médicas Ivone Trindade, no Jd. Vazame. Para ser atendida, a mulher deve passar em consulta com o médico da sua UBS que poderá encaminhá-la quando necessário. No ambulatório, são atendidas em média 80 pacientes ao mês.

Em 2013, foram 23 casos de câncer de mama em Embu das Artes, já em 2014, 16, uma redução de 30% de um ano para outro. A queda nesse percentual se deve ao fato das mulheres procurarem mais os serviços de saúde. Nesse mesmo período, houve um aumento de 5% no número de mamografias. A grande maioria das mamografias são realizadas no Pronto-Socorro central (cerca de 80%), mas também há esse exame na Ame Taboão e no Hospital Geral do Pirajuçara. Em 2014, 4.128 mulheres o realizaram. A incidência de óbitos pelo câncer de mama na cidade é de aproximadamente 20 por ano.

Mulheres com mais de 40 anos devem procurar o posto de saúde para fazer o exame das mamas anualmente e as de 50 a 69 anos devem fazê-lo pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O auto-exame das mamas é o exame que a própria mulher realiza apalpando as mamas uma vez ao mês, uma semana após a menstruação; quando for observada alguma alteração, deve-se procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É a doença que mais acomete as brasileiras e mulheres de todos os países. Cerca de 1,67 milhões de casos novos dessa neoplasia foram diagnosticados nos últimos anos  em diversas regiões do mundo, o que representa 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres.

O Rosa na História

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é celebrado em todo o planeta. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Após aprovação do congresso americano, outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. 

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade . 
 

 

----
Compartilhe nas redes sociais