Palestra aborda cidadania e políticas públicas à ‘pessoa idosa’ no dia 6/10

Alex Natalino
02/10/2023 - 11:00
Palestra aborda cidadania e políticas públicas à 'pessoa idosa' no dia 6/10

Na sexta-feira (6/10), às 9h, será realizada uma palestra gratuita com o tema “Pessoa idosa, o exercício pleno de sua cidadania e o fortalecimento das políticas públicas”, ministrada pelo professor Wilson Pedro, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O encontro ocorrerá no Centro Cultural Mestre Assis (Largo 21 de Abril, 129, Centro – Embu das Artes), promovido pelas secretarias municipais de “Desenvolvimento Social” e de “Esportes e Lazer”.

Wilson Pedro é vinculado ao Departamento de Gerontologia da UFSCar e atuante nas áreas de envelhecimento ativo, trabalho, gerontecnologia, gestão e interdisciplinaridade.

O evento celebra o Dia Internacional das Pessoas Idosas (1/10), data criada com o objetivo de incentivar os países a chamarem a atenção e a desafiarem estereótipos negativos e equívocos sobre as pessoas idosas e o envelhecimento, permitindo que esses indivíduos realizem seu potencial. Muitos idosos não têm acesso nem mesmo aos recursos básicos necessários para uma vida com sentido e dignidade e outros enfrentam múltiplas barreiras que impedem sua plena participação na sociedade.

O assunto é de máxima relevância, pois os dados mostram que nas próximas três décadas a população idosa no mundo deverá mais que dobrar, atingindo mais de 1,5 bilhão de pessoas em 2050, com crescimento mais rápido ocorrendo nos países menos desenvolvidos, onde o número de indivíduos com mais de 65 anos poderá aumentar cerca de 225%.