O Dia Internacional da Mulher continua contando com a adesão não só das mulheres de Embu, mas também de crianças e até de maridos, como Antônio. Ele participou do encontro em 15/3, na Associação Comunitária do Jardim Pinheirinho para debater Direitos Sexuais e Reprodutivos. Achou “muito instrutiva” a palestra de Marisa Araújo Silva, coordenadora da Assessoria de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça, da Secretaria de Participação Cidadã, e mostrou que bater na esposa “não é o seu defeito”.
As cerca de 20 mulheres que participaram da palestra se informaram sobre seus direitos, mas também contaram histórias de agressões e fizeram depoimentos sobre a difícil trajetória de recorrer à Lei Maria da Penha em busca de soluções. Foi um encontro “em alguns aspectos surpreendente”, para Mariana.
A boa notícia é que o grupo da Associação Comunitária do Jardim Pinheirinho, coordenada por Vânia Rodrigues Sousa, tem realizado palestras, sempre na terceira quinta-feira do mês, sobre diversos assuntos. No dia 28 de abril (porque 21 é feriado), às 16 horas, haverá palestra sobre Planejamento Familiar, para informar e ajudar as mulheres da comunidade a decidir quantos filhos, por exemplo, querem ter. Não dará mais tempo para auxiliar Rosilene, 38 anos, 15 filhos, oito anos de surras do primeiro marido, três casamentos.
Oficina Festa Nossa