Palestra sobre pessoa com deficiência discute direitos e criação de Conselho

13/08/2019 - 11:19
Palestra sobre pessoa com deficiência discute direitos e criação de Conselho
Acessibilidade

Na sexta (9/8), no Parque Francisco Rizzo, foi dado início à programação de eventos sobre a pessoa com deficiência, que ocorrerá no mês de agosto na cidade de Embu das Artes. Com a presença de autoridades, especialistas, educadores e atendidos, o encontro teve como ponto de partida o “Dia Municipal da Pessoa com Deficiência” (4/8) e contou com as apresentações culturais de crianças, jovens, adultos e educadores da Associação Três AAA e do Centro Dia e participação da Associação de Emancipação dos Deficientes de Embu (AEDE).
 
“A Importância dos Conselhos Municipais” foi o tema da primeira palestra, ministrada por Júnior Nascimento, que é educador especialista no aperfeiçoamento do controle social de políticas públicas e integrante da “Abaçai  Cultura e Arte”, entidade que atua na gestão do Memorial da Inclusão da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência.
 
“O dia em que ninguém estiver numa reunião como essa de hoje, discutindo e propondo soluções, significará que as pessoas com deficiência estarão incluídas e ocupando satisfatoriamente os espaços públicos, exercendo atividades culturais, esportivas e educacionais”, afirmou Nascimento, para explicar o ideal em que a sociedade deve mirar para o futuro desse público.

O palestrante destacou que essa tarefa não é apenas de governo, mas sim de toda sociedade, e que as políticas públicas para a pessoa com deficiência, embora não se estabelecem de um dia para o outro, é um marco inicial para a continuidade de uma linha evolutiva que já ocorre há anos. “Imaginem, como deveriam ser as condições de vida para uma criança com deficiência há 47 anos? Com certeza, se hoje ainda não é o ideal, naquele tempo era pior, pois essas pessoas ficavam fadadas ao enclausuramento e exclusão, o que não ocorre hoje em dia com as medidas e os projetos inclusivos vigentes. Mas devemos batalhar para que as próximas gerações tenham condições de vida ainda mais avançadas e exerçam a sua cidadania”, exaltou ele.

Para Nascimento, é relevante que nesse processo a decisão do “o que” e “como” fazer as atividades deve partir, a princípio, da própria pessoa com deficiência. “Nosso movimento é dar vazão às necessidades que eles precisam e a lição de casa que Embu das Artes deve fazer daqui para frente é criar o Conselho Municipal, planejar as linhas sucessórias das entidades do 3º setor e reunir os dados do perfil da pessoa com deficiência na cidade”, concluiu.

Na mesa das autoridades, o secretário municipal de Educação, Pedro Angelo, ressaltou que governo municipal trabalha pela educação inclusiva de forma intersetorial entre as áreas de cultura, lazer, esporte etc. “Na rede de ensino, atendemos 350 deficientes com 10 tipos de deficiência por meio de dezenas de profissionais envolvidos, entre professores e auxiliares que buscam extrair o máximo do potencial de cada um no aprendizado”, declarou Pedro.   

Já o representante do secretário de Desenvolvimento Social, Paulo Silas, o assessor da pasta, Silvio Claudino, revelou aos presentes a criação do Conselho Municipal em 2020 e do cadastro das pessoas com deficiência do município, para reunir dados sobre perfil, características, necessidades etc.

Autoridades presentes: vereadores Hugo Prado (presidente) e Gideon Santos; secretário Lourival Domingues (Indústria e Comércio); Maria do Socorro Pastor Sales Pereira (presidente da Associação Três AAA); Hélio Cabral (coordenador do Centro Dia e do Serviço de Proteção à PCD) e Rose Gattinger (coordenadora do Creas).

Confira a programação:

Dia 16/8 – Roda de conversa sobre as técnicas de comunicação alternativa
Dia 23/8 – Palestra “Cuidando do cuidador“
Dia 30/8 – Exposição e apresentação dos trabalhos dos jovens nas instituições do município.

Local: Pavilhão do Parque Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 390, Quinhaú)
Horário: das 9 às 11h
*Haverá transporte gratuito saindo da Prefeitura até o Parque

----
Compartilhe nas redes sociais