A Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Serviço de Proteção Social Especial à Pessoa Idosa e suas Famílias, apresentou uma série de palestras em prol do envelhecimento saudável da população da cidade. As palestras aconteceram a cada dois meses na sede do Serviço Social.
Em uma das palestras, foi abordado o “Envelhecimento Ativo e Saudável”, onde a palestrante Rosemari Lopes, educadora física do Centro de Convivência do Idoso (CCI), explanou sobre a importância de se adquirir hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, um envelhecimento com mais qualidade.
Em outro momento, o fisioterapeuta e também educador físico Carlos Roberto, falou sobre longevidade e sobre como a dupla atividade física e alimentação saudável auxiliam ao corpo a ganhar sempre. Ele acrescentou falando da necessidade de se realizar exames periódicos e outros cuidados com a saúde.
Os próprios idosos sugerem os temas. Os mais recorrentes são sobre prevenção de acidentes domésticos, idosos com deficiências e características do envelhecimento. As palestras tornam os idosos mais empoderados nos seus direitos, criam mais habilidades e os fazem entender melhor o processo de envelhecimento.
O Serviço de Proteção Social Especial a Pessoa Idosa e suas Famílias atende, em média, a 75 idosos por mês. A próxima palestra acontece em fevereiro de 2018. Para ser atendido ou assistir às palestras, vá Centro de Referência Especializado de Assistência (Creas), rua José de Alencar,61 – Jd. Maranhão, telefone 4781-5896.