Já classificado para a série A-3 do Campeonato Paulista de 2009, o PAEC/Embu precisava de uma vitória simples para se garantir na final da Segundona contra o Batatais e conseguiu. Além de assegurar a vaga na decisão, goleou o Américo por 5 a 0, no domingo, em partida realizada no Estádio Municipal Hermínio Espósito, válida pela última rodada da terceira fase.
O jogo começou tranqüilo, com muita marcação e poucas oportunidades de gols para ambas equipes. Com o decorrer da partida, o time da casa passou a chegar mais ao ataque e marcou o seu primeiro gol aos 25 minutos. Rafael Martins recebeu lançamento na lateral e cruzou para Sérgio Lobo marcar. Sete minutos depois, o centroavante marcou novamente. Após cobrança de escanteio cobrada por Juca, Sergio Lobo livre de marcação, fez seu segundo gol. Com 2 a 0 a seu favor, o PAEC/Embu dominava o jogo e o adversário ficou sem poder de reação.
No segundo tempo, esperava-se um jogo mais cadenciado, mas não foi isto que aconteceu. A equipe embuense partiu para cima do Américo e marcou mais três gols. O primeiro aconteceu aos cinco minutos. Paulo Roberto cabeceou a bola após cruzamento, o goleiro do Américo deu rebote e o próprio volante completou para as redes. Aos 10 minutos, Rafael Martins recebeu bom lançamento e tocou na saída do goleiro para fazer 4 a 0. Nos minutos finais, Anderson de fora da área deu número finais à partida.
Com este resultado, o PAEC/Embu terminou na liderança de seu grupo com 12 pontos e está na final. O Campinas terminou na segunda colocação com nove pontos e também foi promovido para a série A-3. No grupo 11, o Batatais terminou em primeiro e fará a final contra o time embuense. Já Grêmio Osasco ficou na segunda colocação e também garantiu o acesso. As finais acontecem nos dias 16 e 23 deste mês. A primeira partida será em Batatais e a segunda em Embu das Artes.
Ficha Técnica
PAEC/Embu: Washington, Paulinho, Oswaldo, Ewerton (Anderson), Danilo Silva, Cordeiro, Paulo Roberto, Piovesan (Baiano), Sérgio Lobo (Castro), Juca e Rafael Martins.
Técnico: Serginho Silva
Reservas: Wellington, Danilo Barros, Juninho, Eduardo e Rodrigues.
Américo: Souza, Anderson, Edinilton, Robson, Bruno Cezar, João Paulo (Diego), Tita (Pedro), Marcelo Peta (Cristian), Daniel, Robinho e Robson Silva.
Técnico: Ricardo Oliveira
Reservas: Robson Carvalho, Nicolau, Chulapa e Moacir.
Árbitro: Guilherme Cereta de Lima
4º Árbitro: Magno de Souza Limaneto
Assistente 1: Nilson de Souza Monção
Assistente 2: Dante Mesquita Junior