O Outubro Rosa é a campanha de combate ao câncer de mama, porém, além da mamografia e do auto-exame das mamas, a mulher também deve ficar atenta a outros exames para manter a sua saúde em dia. O papanicolau, que detecta o câncer de colo de útero, também deve ser realizado todos os anos.
A mulher deve se informar na sua Unidade Básica de Saúde ou no Portal da Prefeitura sobre os dias e horários disponíveis para a coleta do papanicolau. Os resultados são analisados pelos enfermeiros e saem em 40 dias. A usuária do serviço é chamada quando o resultado é irregular. Em 2014, 16 mil mulheres realizaram o exame. Até agosto deste ano, 10.116 já o fizeram. Os casos de câncer de colo de útero e útero na cidade giram em torno de 5 a 8 por ano. Em 2013, foram 14 casos; já em 2014, 7, uma redução de 40% de um ano para outro.
Não existe idade certa para começar a fazer o exame. Assim que inicia a sua vida sexual, a mulher já deve realizar a citologia, pois o papilomavírus humano (HPV), também transmitido por relação sexual é este o principal causador deste tipo de câncer.
Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV – alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres. Por isso, não perca tempo! Vá até a UBS mais próxima de sua casa e previna-se.
Meninas protegidas
Embu das Artes também participa da Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV. Meninas entre 11 e 13 anos, são vacinadas na própria escola (municipais, estaduais e particulares) ou na UBS próxima de sua residência. Em 2014, quase 7 mil meninas foram vacinadas na cidade, número acima da média esperada pelo Ministério da Saúde (MS). A Campanha contra o HPV faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do MS.