Parceria auxilia jovens na busca do primeiro emprego

04/05/2018 - 14:35
Parceria auxilia jovens na busca do primeiro emprego

A Prefeitura Municipal de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego, e em parceria com a Rede Cidadã realizou dia 27/4, processo seletivo para contratação de Jovens Aprendizes. No processo estiveram presentes os representantes da Rede, Elaine Silva e Rafael Luna.

Foram selecionados pela equipe da Rede Cidadã e a rede de Supermercados Cercadão 30 jovens para as entrevistas. Destes, sete foram contratados, podendo-se ampliar o número de acordo com a necessidade e novas lojas.

Em 2017, a Secretaria de Trabalho e Emprego estreitou a parceria com a Rede Cidadã, uma importante organização sem fins lucrativos, cujo o objetivo é capacitar, fortalecer e aprimorar os jovens aprendizes para o desenvolvimento técnico do primeiro emprego.

Este ano, a parceria foi colocada em prática e, juntamente com a Rede de Supermercados Cercadão, representado por Eliane Maia, gerente de Recursos Humanos promoveu o processo seletivo para contratação de jovens aprendizes.

“A nossa rede de supermercados acredita no potencial dos jovens em processo de formação e destaca o trabalho que a Rede Cidadã realiza com os jovens, orientando e acompanhando para a permanência dos jovens ao primeiro emprego”, diz Eliane Maia.

A Rede Cidadã, juntamente com a Secretaria de Trabalho e Emprego, pode recorrer ao Centro de Referência da Juventude (CRJ) para composição do quadro de trabalhadores.

Em 2018 o CRJ já cadastrou, no período de janeiro a abril, 169 jovens que buscam o equipamento para cursos de qualificação profissional, inclusão nas atividades culturais e inserção social de conhecimento e acesso à tecnologia.

Ao todo foram contactados a partir desse banco de dados aproximadamente 100 jovens com idade de 15 a 17 anos, cursando o ensino médio e que não estavam em nenhum outro programa.

A Rede

A Rede Cidadã foi criada em 2002 para formar uma rede social real que integrasse ações complementares, gerando sinergia entre três setores da economia e integrando o trabalho voluntário. O objetivo da organização sempre foi criar soluções de geração de trabalho e renda para pessoas da base da pirâmide e desde a sua fundação, a Rede Cidadã já inseriu mais de 50 mil pessoas no mercado de trabalho.

Ela se destaca por investir não apenas na formação técnica de quem participa de seus cursos, pois entende que tão importante quanto isso, é o resgate da vocação e dos sonhos das pessoas e sua formação emocional.