A Prefeitura da Estância Turística de Embu e o Pão de Açúcar Esporte Clube (PAEC) iniciaram em fevereiro de 2007 uma parceria promissora. Com a idéia de criar um saudável vínculo entre a cidade e o clube de futebol, a parceria levou a Prefeitura a investir na infra-estrutura do Estádio Municipal Hermínio Espósito, adequando-o para receber os jogos do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, de acordo com as diretrizes da Federação Paulista de Futebol. O campo e as arquibancadas foram ampliados, bancos de reservas reformados, construídos vestiários de arbitragem, camarotes para autoridades, time da casa, visitantes e imprensa, e bilheteria, melhorando as instalações para eventos esportivos de grande público, entre eles a Copa São Paulo de Futebol Júnior, na qual a cidade será sede pela quarta vez consecutiva.
Mais cedo do que se poderia imaginar, a parceria já resultou em título. Menos de dois anos após a oficialização do acordo e apenas na segunda temporada do clube na divisão profissional, o PAEC/Embu foi campeão da Segundona e a torcida também ganhou, afinal os jogos na casa do Pão de Açúcar pele série A3 do Campeonato Paulista em 2009 serão em Embu das Artes.
O pontapé inicial do acordo inédito firmado pela Prefeitura foi o sucesso da organização da 38ª Copa São Paulo de Juniores em Embu, o torneio mais importante de futebol de base do país. Nesta ocasião, a cidade foi representada pelo Juventus, que na época era parceiro do Pão de Açúcar.
Pelo acordo, o clube ligado à maior rede de hipermercados do Brasil já ofereceu um curso para os professores de esporte do município e já promoveu peneiras, como são conhecidas as seleções de jogadores para os clubes, em Embu, obedecendo sempre os critérios técnicos estabelecidos pelo PAEC.
Atleta de Embu é destaque no Pão de Açúcar
Lucas Siqueira Piacentini, de 17 anos, morador do Jd. Santa Clara, passou por uma série de testes e hoje é um dos destaques no meio-campo da equipe sub-17 do Pão de Açúcar e há grandes possibilidades do embuense jogar a Copa São Paulo de Futebol Júnior no ano que vem. Lucas inclusive despertou interesse da Fiorentina, clube tradicional da Itália.
Estrutura diferenciada
Atualmente, somando todas as categorias do PAEC, são cerca de 300 atletas, divididos entre o Centro de Treinamento do Pão de Açúcar em São Paulo e o CT da Sendas no Rio de Janeiro.
Em São Paulo, o CT conta com quatro campos de futebol, alojamentos, departamentos de fisiologia, fisioterapia, médico, salas de estudo e recreação, piscina aquecida, auditório e rouparia, entre outras estruturas.
Em 2003, a partir do projeto social SuperBola, o time do Pão de Açúcar começou a ser formado com o objetivo de, através do futebol, oferecer a garotos carentes na faixa etária de 13 a 17 anos a oportunidade de se tornar jogadores profissionais e ter sucesso na carreira.
A importância para a cidade do acesso do PAEC/Embu para série A3 em 2009
Neste ano, o PAEC/Embu conquistou o acesso para a série A3 do Campeonato Paulista 2009 e ainda faturou o título da Segundona. Para o Pão de Açúcar isto significa uma projeção maior no futebol nacional, pois o time ganha visibilidade e passa a ser melhor observado pelas equipes mais tradicionais para possíveis parcerias e por olheiros de outros clubes interessados em comprar jogadores, gerando mais dinheiro para o PAEC. Aliar a imagem do clube à cidade favorece ainda a criação de uma identidade com a torcida que se sente representada.
Já Embu se beneficia pelo fato de ganhar maior projeção e mostrar seu potencial econômico e turístico para novos investimentos. Atletas, mais visitantes e potenciais investidores vindos dos vários cantos do Brasil e do mundo aquecem a economia local. Os visitantes poderão aproveitar a oportunidade para conhecer melhor a cidade e utilizar os serviços que Embu oferece, resultando no aumento na renda de comerciantes, artistas etc. Além disso, os jogos do Pão de Açúcar na cidade são mais uma opção de esporte e lazer para os moradores de Embu e os apaixonados por futebol.