Como parte das ações da diretriz Integração Serviço-Escola (estágios, pesquisas e capacitação profissional) entre a Secretaria de Saúde e entidades de ensino, pesquisas são realizadas com os cidadãos que utilizam espaços públicos de saúde de Embu das Artes, como UBS, prontos-socorros, Maternidade, Centro de Especialidades e SADS (Serviço de Atendimento Domiciliar em Saúde). Um exemplo, é a parceria com a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), presente há mais de 40 anos no município.
A adesão à toda e qualquer pesquisa é absolutamente voluntária, seguindo a ética envolvendo seres humanos prevista na resolução nº196/CNP de 10 de outubro de 1996, com base nas Leis 8080 e 8.142 de 1990. O interessado com menos de 18 anos de idade só poderá se candidatar se estiver acompanhado do pai ou mãe biológicos ou tutores, e deverá assinar o consentimento esclarecido. De
Previamente, são prestadas orientações aos indivíduos inquiridos, que por sua vez, podem desistir de sua participação a qualquer momento, independentemente da assinatura do documento.
Há critérios para aceitação do desenvolvimento destas pesquisas e utilização, como campo, dos serviços de saúde do município, devendo atender aos pré-requisitos das leis e da resolução citadas acima.
No projeto, independentemente do seu teor, deve constar a forma de devolução e o compromisso de absorção do impacto gerado junto à Secretaria da Saúde, ou seja, após a conclusão da coleta e análise dos dados, a instituição de ensino expõe ao órgão os resultados e dá orientações para a melhoria dos serviços.
É o caso do Pronto-Socorro do Jardim Vazame, onde já foram apresentadas propostas de aprimoramento da sala de medicação do local (alvo de uma pesquisa de análise ergonômica do trabalho) e que estão sendo avaliadas pela Secretaria para serem implementadas.
Esse intercâmbio é fundamental tanto para a formação dos futuros profissionais quanto para a qualificação dos atuais servidores de Embu das Artes envolvidos
Pesquisas
1- “Agricultura Urbana e Promoção da Saúde: a experiência de Embu das Artes – São Paulo – Brasil”
Instituição: Departamento da Prática, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.
Orientadora: Profª. Helena Akemi Wada Watanabe.
Pesquisadora: Silvana Maria Ribeiro.
Coleta de dados: pesquisa qualitativa, entrevistas e grupos focais.
2- “Pesquisa da Participação dos Polimorfismos nos Distúrbios do Espectro Alcoólico Fetal”
Instituição: Departamento de Morfologia e Genética da UNIFESP.
Orientadora: Profª. Dra. Ana Beatriz Alvarez Perez.
Pesquisadora: Dra. Graziela Paronetto Machado Antonialli.
Coleta de dados: verificação de prontuários para coleta de informações, avaliação clínica e coleta de sangue, como definido no projeto de pesquisa, guardada os termos de consentimento esclarecido.
3- “Representações Sociais de Mães Adolescentes sobre a Maternagem na Adolescência: Como é Ser Mãe na Adolescência?”
Instituição: Universidade Federal de São Paulo – Departamento de Enfermagem.
Doutorado da Pesquisadora Maila Beatriz Goellner.
Co-Investigador: Profº. Dr. José Roberto da Silva Bretãs.
Coleta de dados: pesquisa intervenção-ação através de grupos de mães adolescentes.
4- “Levantamento Epidemiológico de Saúde Bucal”
Instituição: Departamento de Odonto Social – Faculdade de Odontologia da USP.
Orientação: Profº. Dr. Antonio Carlos Frias.
Pesquisador: Olga.
Objetivo: realização do levantamento epidemiológico nos moldes do SB Brasil, proporcionando aos municípios informações sobre as condições de saúde bucal da população, que subsidiarão o planejamento e avaliação das ações de saúde bucal nos municípios e região.
Coleta de dados: o levantamento será feito nas idades de 5 e 12 anos, através de amostragem dos alunos das escolas públicas, e a partir de 15 anos, nos pacientes usuários do serviço de saúde bucal nas unidades de saúde.
5- “Estudo de Soroprevalência de hepatite A, Varicela e portadores de Neisseria Meningitidis no Brasil”
Coordenadores do Projeto: GSK- Ana Paula de Moraes, UNIFESP- Depto de Pediatria Geral e Comunitária – Profª. Dra. Rosana Puccini e
Disciplina de Infectologia Pediátrica – Profª. Lily Yin Weckx.
Objetivo: permitir a identificação da população suscetível e a estimativa de parâmetros importantes para fornecer recomendação para a prevenção da hepatite A e varicela no país, e compreensão da dinâmica de transmissão da Neisseria Meningitidis.
Coleta de dados: coleta de sangue em jejum e secreção da garganta de 1.000 indivíduos de
A coleta é realizada nas UBS Centro, Santo Eduardo e Emília com a supervisão da equipe de enfermagem da Vigilância em Saúde da SSE e professores da UNIFESP. A adesão é absolutamente voluntária, guardada a ética da pesquisa envolvendo seres humanos prevista na resolução nº196/CNP de 10 de outubro de 1996, com base nas Leis 8080 e 8.142 de 1990. O menor de 18 anos só poderá se voluntariar para a pesquisa se acompanhado do pai ou mãe biológico e este assinar o consentimento esclarecido. De
6- “Detecção Precoce de Riscos para Transtornos do Espectro do Autismo com Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce”
Instituição: Faculdade de Psicologia – Universidade de são Paulo.
Orientador: Profº. Dr. Rogério Lerner.
Coleta de dados: o levantamento dos dados da pesquisa será feito através do monitoramento de indicadores de risco em um número de crianças a ser definido. Para a corte serão treinados aproximadamente 130 profissionais de enfermagem e agentes comunitários de saúde deste município, que serão monitorados por mestrandos e doutorandos da linha de pesquisa.
7- “Análise Ergonômica do Trabalho do Pronto Socorro Vazame”
Instituição: Fundação Vanzolini – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Coordenador: Profº. Dr. Fausto Leopoldo Mascia.
Pesquisador: Denílson de Oliveira Reis.
Coleta de dados: diagnóstico, observação e entrevistas com a equipe de enfermagem e, posteriormente, diagnóstico, recomendações e acompanhamento.
8- “Estudo Multicêntrico Randomizado Duplo-Cego Controlado com Placebo em Adolescentes com Dispepsia Funcional e Infecção por Helicobacter Pylori”
Instituição: Pós- Graduação
Orientação: pesquisadora: Sylmara Libertis O. Machado e outros.
Estudo em 106 pacientes com adesão voluntária e assentida, estudo de corte longitudinal, prospectivo, multicêntrico, randomizado, duplo-cego controlado com placebo a ser realizado num período de 12 meses.
9- “Morbidade, Crescimento e Desenvolvimento de Escolares de
Pesquisador Principal: Profª. Dra. Rosana Fiorini Puccini – Titular da Disciplina de Pediatria Geral e Comunitária – Departamento de Pediatria da UNIFESP. Equipe de Pesquisadores: Maria Wany Louzada Strufaldi, Glaura Cesar Pedroso, Renato Nabas Ventura, Rosa Resegue Ferreira da Silva, Maria do Carmo Pinho Franco, Clara Regina Brandão de Ávila, Jacy Perissinoto, Maria Cecília Saccomani Lapa.
Objetivo geral: conhecer a frequência de alterações do crescimento, desenvolvimento e os vínculos com os serviços públicos de saúde e de educação de uma corte de crianças com BPN do município do Embu das Artes, nascidos no período de
Resultados esperados: identificação das crianças com doenças crônicas/deficiências e estabelecer os limites e possibilidades do sistema municipal em responder de forma articulada às necessidades de saúde e de educação desse grupo, bem como a definição de protocolos e procedimentos necessários para o acompanhamento de crianças com peso entre 1500 e 2500g, visando intervenções oportunas que possam contribuir para que se atinja o maior potencial desse grupo de crianças.