Pinturas de Panayotis, 7 a 26/1

21/12/2010 - 0:00
Pinturas de Panayotis, 7 a 26/1
Acessibilidade

Aves, símbolos, vultos, paisagens fantásticas norteiam a obra de Panayotis e integram a Exposição Pinturas de Panayotis no Centro Cultural Mestre Assis (Largo 21 de Abril, 29), Sala Jaldo Jones, de 7 a 26 de janeiro de 2011, das 9 às 18 horas. 

A técnica do afresco – presente nas pinturas do interior de catedrais na Europa e no Brasil,  incluindo a Catedral Ortodoxa de São Paulo –, Panayotis Emmanuel Kontokanis, 69 anos, apreendeu em sua cidade, Atenas, na Grécia, com o mestre da arte bizantina George Gergakopoulos. Porém no Brasil, onde chegou em 1968, depois de sair do seu país e passar pela Suíça e pela França, o artista, várias vezes premiado, ficou conhecido por sua pintura. 

Panayotis veio para Embu das Artes com outros expositores da Praça da República em São Paulo, como os pintores Valdemar, Oca, Josué e o artesão Dunga. Desde então não deixou mais a cidade, que agora, por meio do governo municipal, o homenageia com uma exposição tão espetacular quanto tem sido a sua trajetória. 

O artista participou dos primeiros Salões de Arte de Embu, movimento resgatado em 2010 com a realização do Anuário Embu das Artes – 27º Salão de Artes Plásticas, com obras de 50 artistas do país. Além das artes plásticas, Panayotis também traduziu Édipo Rei, de Sófocles, do grego antigo para o português

Esta é uma exposição para ver, admirar e se deliciar com os “voos” de Panayotis. Não perca!

----
Compartilhe nas redes sociais