Pioneiras no País, Centrais CadÚnico embuenses recebem visita da secretária do Mato Grosso

16/03/2018 - 16:03
Pioneiras no País, Centrais CadÚnico embuenses recebem visita da secretária do Mato Grosso
Acessibilidade

As Centrais de Cadastro Único (CadÚnico) de Embu das Artes despertaram a atenção da secretária estadual de Trabalho e Assistência Social do Mato Grosso, Mônica Camolezi, que visitou o município na quinta-feira (15/3) para conhecer o projeto e foi recepcionada pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, Roberta Santos.

Por meio de uma pesquisa no Ministério do Desenvolvimento Social, Mônica tomou conhecimento de que Embu das Artes foi pioneira na implantação das Centrais de CadÚnico no País, possuindo atualmente 10 unidades no território, o que causou seu interesse em saber mais sobre a experiência embuense, já que pretende instalar essas Centrais nas cidades de maior porte do estado de Mato Grosso.

Roberta Santos falou da implantação do CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal e da eficácia desse órgão na captação dos dados e características das famílias de baixa renda, permitindo que a Prefeitura conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população com o registro de informações, como, por exemplo, perfil habitacional, identificação, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. O CadÚnico é a porta de entrada para aqueles que precisam receber benefícios como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, tarifa social, carteira do idoso, telefone popular, entre outros.   

“Nós temos 10 Centrais de CadÚnico em Embu das Artes com prédios, funcionários e recursos próprios que nos permitiram cadastrar 32 mil famílias do município”, declarou Roberta.

Outro projeto municipal exposto à Mônica Camolezi foi o Programa de Segurança Alimentar, que é composto pelo Banco de Alimentos, que beneficiam 1.500 famílias, e o Restaurante Popular, que serve 1.200 refeições por dia, oferecendo uma alimentação saudável para trabalhadores, aposentados, estudantes, população de baixa renda etc. a um preço acessível.

Após almoço no Restaurante Popular, o grupo caminhou pelo Cenrto Histórico e foi até as Centrais CadÚnico do Jd. Pinheirinho e do Jd. do Colégio e no Banco de Alimentos.

Pró-Famíla, transferência de renda no MT  

Por sua vez, a secretária Mônica Camolezi apresentou o projeto do seu estado, o Pró-Família, que é um programa de transferência de renda, com acompanhamento familiar, inserção da população em projetos sociais e capacitação profissional, promovendo a inclusão social real e estimulando a autonomia financeira das famílias.

“Está sendo um grande desafio atingirmos os 140 municípios de Mato Grosso, que são muito extensos e compostos por muitos povos tradicionais que habitam regiões remotas, mas hoje o programa abrange mais de 100 cidades do estado, beneficiando cerca de 15 mil famílias mato-grossenses”, disse Mônica.

Além disso, a rede de proteção, que conta com mais de 2 mil profissionais formada majoritariamente por mulheres, também tem acesso à qualificação, auxílio financeiro e oportunidade de crescimento profissional, por meio de parcerias com instituições e universidades.

Demais presentes à reunião: Katiana Pereira (coordenadora de comunicação da Secretaria de Trabalho e Assistência Social do Mato Grosso); Gerusa Alves (assessora da Sec. Des. Social); Alice Lima (diretora municipal de proteção básica) e Anelita de Assis (gestora municipal do Bolsa Família).

----
Compartilhe nas redes sociais