Plenária final do ‘Prefeitura e Você’ define 25 propostas para o orçamento de 2024

Alex Natalino
22/08/2023 - 15:11
Plenária final do 'Prefeitura e Você' define 25 propostas para o orçamento de 2024
Acessibilidade

Selecionadas as propostas que irão compor o orçamento municipal do ano de 2024, resultado da plenária final do projeto “Prefeitura e Você”, realizada no sábado, dia 19/8, no Centro Cultural Valdelice Prass.

A definição ocorreu após os 152 delegados – representantes de todas as regiões de Embu das Artes – discutirem, em grupos diversos, temas baseados nos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)”. De 152 propostas debatidas na reunião, 25 foram escolhidas – VEJA TODAS NO RODAPÉ DA MATÉRIA. 

O encontro concluiu o trabalho de uma série de 19 plenárias públicas que percorreram as 19 regiões da cidade desde o mês de março, com a participação de mais de 3.700 munícipes, lideranças de bairro e vereadores, elegendo 152 propostas e 152 delegados. As 8 propostas priorizadas por região foram recolhidas por meio dos debates da população e encaminhadas para a análise técnica, antes de chegarem à fase final.

No evento, o prefeito Ney Santos destacou o dinamismo e força do projeto e afirmou que uma boa gestão se faz ouvindo a população. “Oficializamos hoje os delegados que terão liberdade para reivindicar e fiscalizar e que contribuirão para a cidade se tornar mais próspera”, disse.  

Já Hugo Prado, vice-prefeito, acredita que a continuidade desse trabalho terá o potencial de transformar a cidade de Embu das Artes. “O projeto com participação popular é um instrumento crucial para a eficiência da gestão em atender as necessidades”, declarou.

“As centenas de munícipes participantes por plenária tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas e até conseguiram ser atendidas de imediato em algumas solicitações pequenas”, revelou o secretário municipal de Planejamento, Raul Bueno. Ele avaliou que a recepção do projeto pelos moradores foi positiva porque se sentiram valorizados ao verem, na prática, as suas reivindicações serem ouvidas pela gestão. “A experiência trouxe para nós o entendimento dos reais problemas da população e das dificuldades particulares de cada bairro, pois quem sabe o que é melhor para sua região é o próprio morador”, completou Raul.     

Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento, o projeto “Prefeitura e Você! A ideia é sua, o compromisso é nosso”, aproximou a população da gestão municipal, garantindo sua participação nas decisões sobre os investimentos municipais. É um instrumento de formulação de políticas públicas, alicerçado na discussão territorial para o desenvolvimento sustentável do município, ancorado no capital humano, na excelência dos seus recursos naturais e paisagísticos e no seu posicionamento geoestratégico.

Demais autoridades presentes: deputada federal Ely Santos, secretários municipais e vereadores.

VEJA AS 25 PROPOSTAS ESCOLHIDAS:

1) Creche em período integral (região Santa Clara)
2) Criação de polos de atividades culturais e profissionalizantes para crianças, jovens e adultos, principalmente no contraturno escolar (região São Marcos)
3) Ampliação da UBS com ampliação no número de médicos e especialistas da saúde (região Vazame)
4) Organização da cooperativa de catadores com a criação de ecopontos (região Parque Pirajuçara)
5) Academia pública com quadra poliesportiva na região, com atividades esportivas e culturais para crianças, jovens e terceira idade (região Itatuba)
6) Regularização fundiária (região Fátima)
7) Aumento na frota de ônibus (região Ressaca)
8) Implantação de UBS e farmácia popular (região Santa Clara)
9) Pavimentação da estrada dos Orquidófilos (região Santa Clara)
10) Ampliação das rotas e das linhas de ônibus e melhoria no transporte para pessoa com deficiência (região São Marcos)
11) Manutenção nas vias públicas com drenagem e calçamento (região Ressaca)
12) Criação de novas linhas de ônibus e cobertura nos pontos (região Pinheirinho)
13) Caps infantil (região Santa Emília)

14) Melhorias na segurança pública, com rondas da GCM e câmeras de monitoramento (região Santo Eduardo)
15) Ampliação do saneamento básico na região (região Itatuba)
16) Melhorias no transporte, com linhas de ônibus até o Atalaia, com horários diversificados (região Itatuba)
17) UBS na região (região Jardim Magali/Sadie)
18) Criação de um polo para atividades de esporte, cultura e lazer (região Pinheirinho)
19) Criação de área de lazer (região Fátima)
20) Instalação de câmeras de monitoramento (região Vista Alegre/Mimás)
21) Construção de creche na região, com berçário e funcionamento em período integral (região Vista Alegre/Mimás)
22) Regularização fundiária (região Vazame)
23) Criação de creche com berçário com psicólogo nas escolas (região Fátima)
24) Regularização fundiária no Itatuba, Parque dos Ipês e Parque São Leonardo (região Itatuba)
25) Pavimentação de ruas, construção de um acesso da rua Brasil com a rua São Geraldo e solução para alagamentos nas ruas Liberdade, Bertioga, viela Rio Preto, Paquetá e São Marcelo (região Vazame)


Galeria de fotos:

----
Compartilhe nas redes sociais