Centenas de pessoas compareceram nas duas plenárias das regiões 1e 10 do Orçamento Participativo (OP), realizadas no sábado, 18/4, na Escola Municipal Ipê, no Jardim Vazame, e na Quadra do Jardim Casa Branca. Como vem acontecendo nas outras plenárias, os cidadãos puderam fazer perguntas ao prefeito de Embu, Prefeito, e ao final, cada região elegeu seus delegados.
As principais demandas foram em relação à falta de canalização de córregos, má qualidade do transporte intermunicipal, falta de áreas de esporte e lazer, aumento de vagas em creche, qualidade no sistema de saúde da cidade e pavimentação das ruas. Umas das reclamações que mais chamaram a atenção foram as dos moradores Gildo, do Jardim São Marcos, e Taís, do Jardim Vazame, que pediram uma linha de ônibus intermunicipal decente na região, pois, segundo eles, a tarifa é muito alta e a qualidade é ruim. O prefeito respondeu que é do Governo do Estado a responsabilidade do transporte intermunicipal, mas disse que tem uma reunião agendada com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e que se eles não resolverem os problemas, vai levar a população da região na porta da empresa para reivindicar um transporte público de melhor de qualidade. “Em relação ao transporte municipal, o veículo que não estiver em condições regulares será multado e retirado da rua”, disse Prefeito.
O morador Sisío, do Jardim Vazame reclamou ao prefeito que o campo do Jardim Vazame está mal localizado e que precisa passar por uma reforma. “A área onde está localizada o campo é particular, por isso não podemos realizar obras, mas ainda este ano vamos tentar comprar este terreno, fazer alguns ajustes e destinar para atividades de esporte e lazer”, falou Chico. Segundo ele, durante o seu mandato vai buscar recursos para reformar por inteiro o campo.
Em relação aos pedidos de canalização de córregos na região, o prefeito comentou que na semana passada esteve em Brasília e que ainda este ano a cidade vai receber 23 milhões de reais provenientes do Programa de Aceleração ao Crescimento para realizar estas obras.
Segundo Prefeito, no começo do ano que vem, o Governo Municipal vai implantar o Bilhete Único Municipal, que vai permitir que o usuário das linhas municipais faça várias integrações pagando uma única passagem, trazendo uma economia maior para o bolso do cidadão. “Vou batalhar junto ao Governo Estadual para que este sistema, também faça integração com as linhas de transportes intermunicipais”, concluiu o prefeito.
Prefeito também foi questionado se haveria a possibilidade de da implantação de um Corpo de Bombeiros Municipal. “Para manter uma unidade desta requer um investimento mensal muito elevado e a Prefeitura não tem condições de arcar com todas as despesas”, respondeu. Porém o prefeito acrescentou que está analisando uma área no Jardim Magali de 1.500 m² para comprar e instalar o Corpo de Bombeiros, só que esta unidade seria administrada pelo Governo do Estado, que possui melhores condições de arcar com as despesas.
De acordo com a coordenação do OP, a região 1 elegeu 21 delegados e a região 10 elegeu 25.
21 delegados eleitos
• Jd. São Vicente: Adoril José Viana, Odete Camargo de Andrade e Jair Rodrigues
• Jd. Vitória: Arceno Joaquim Barbosa
• Jd. Marina: Ariowaldo Alex Donnini
• Jd. Vazame: Cícero de Oliveira
• Jd. Valo Verde: Dionísio Nunes de Sousa, Gildo de Sousa, Inácio Zacarias da Silva, José Geraldo Almeida Franca, Marcelo Fagundes, Raimunda dos Anjos e Wellington Manoel Alves da Silva
• Jd. Fabiana: Guilherme Lisboa dos Santos
• Jd. Júlia: Jair Melo Fortuoso, Leliana Souza da Silva, Mateus Henrique dos Santos e Ozéias Wandrofsky,
• Jd. Vazame: Ramiro dos Santos, Silvio Rodrigues e Cícero Oliveira
25 delegados eleitos
• Jd. Independência II: Alexandra Oliveira Lopes, Lutenberg Pinruvino da Silva, Mara Rita Martins Campelo e Ruth Silva dos Santos
• Jd. Casa Branca: Berenice Antônia da Silva, Ednalva Santos Silva Cerqueira, Emerson Correia de Jesus dos Santos, Fátima Donizete Ferreira de Castro, Genivaldo Cícero dos Santos, Geffson Cruz Silva, Jamiro Pereira dos Santos, Manelão da Mora Dias, Marianalva dos Santos Mota de Sousa, Mirian Soares de Melo Bezerra, Rezi Rodrigues de Castro e Rosângela Silva dos Santos
• Santa Rosa: Fernando de Souza Costa e Israel Garcia
• Vila Regina: Francisco Caninde do Nascimento
• Jd. Sergio: João Neves Filho
• Vila Olinda: José Nunes Ferreira Filho
• Jd. Liberdade: Marcos Donisete de Souza
• Vl. Anchieta: Maria Regina Ponciano Correa
• Jd. Nova República: Norenilta Ferreira Campos
• Vl. Maísa: Valdecir Dias Molina