População recebe obras com recursos da União

01/08/2005 - 0:00
População recebe obras com recursos da União

Uma região abandonada por governos anteriores ganhou vida nova com a parceria entre os atuais governos municipal e federal. Com obras de canalização de córrego, construção de rede de esgotos e urbanização na avenida das Pombas, entre os Jardins Vazame e Júlia, a Prefeitura de Embu das Artes estima que 20 mil famílias estão sendo beneficiadas.

No domingo (31), cerca de 3.000 pessoas acompanharam a inauguração da praça "que se estende do início da avenida das Pombas até o cruzamento da avenida Augusto Almeida Batista" e e a entrega da canalização de 1.100 metros do córrego cuja extensão total é de 1.728 metros. O projeto concluído envolve também a instalação do gradil por toda margem do canal, pavimentação, microdrenagem e calçamento da via. O evento foi marcado pelas apresentações de Téo Azevedo, Matrix Dance, Serralheira, Rodrigo Azevedo, Trio Piquizeiro e Forte Atração.

As obras são resultado dos investimentos feitos pelo atual governo federal no município de Embu das Artes. Coube à Secretaria de Serviços Urbanos e Limpeza Pública construir a praça enquanto as obras foram acompanhadas pela Secretaria de Obras e Edificações. Sozinha, a prefeitura não teria condições de suprir as necessidades de infra-estrutura e urbanização que existem na cidade densamente povoada e com grandes carências sociais. O Ministério da Integração Social destinou R$ 2,5 milhões e o Ministério das Cidades, R$1.625.000.

Os recursos foram liberados graças às iniciativas do deputado federal João Paulo Cunha junto à União. Sensibilizado com a situação dos moradores da região que conheceu durante uma visita, João Paulo encaminhou na Câmara dos Deputados emenda para benefício de Embu. Em seu pronunciamento, o prefeito Prefeito reafirmou que as obras entregues são resultado das políticas públicas de inclusão praticadas pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o prefeito, "graças à implantação dessas políticas, a população pode contar com ruas asfaltadas, rede de esgotos e todos outros benefícios que estão sendo entregues". Segundo ele, é preciso que todos fiquem atentos, pois aqueles que estiveram no poder por muito tempo e nada fizeram pela população carente estão fazendo de tudo para voltar ao governo. Para isso, evitam que sejam divulgadas ações positivas do governo federal, como a que estavam presenciando.

Ao falar na praça inaugurada com o nome de seu pai, Silvino Bonfim de Oliveira, o vereador Silvino lembrou que a redução no preço dos materiais de construção foi um dos benefícios do governo Lula. Segundo ele, o preço de um saco de cimento em 2000 chegava a R$ 24 e atualmente compra-se por R$ 13, quase 50% menos. Sendo também professor, o vereador ressaltou, ainda, a importância do Programa Universidade para Todos. Instituído pelo governo Lula, o ProUni facilita o acesso de estudantes carentes às universidades, beneficiando milhares deles por todo Brasil.

Mais obras
Outras obras de infra-estrutura que melhorarão a qualidade de vida dos moradores de Embu já estão em fase inicial. Também com recursos da União está sendo canalizado o córrego do Jardim Casa Branca, além da recuperação do pavimento, calçamento e urbanização da área. A prefeitura por meio da Secretaria de Obras, canalizará ainda 220 metros do córrego afluente do Jardim Santa Emília, entre a rua Nilo e o piscinão. Os recursos provenientes do Ministério das Cidades somam R$ 1,9 milhão. A prefeitura calcula que cerca de 5.000 famílias serão beneficiadas com mais estas obras que têm entrega prevista para dezembro deste ano.