Prata na modalidade Marcha Atlética
“Os Jogos Abertos foi uma competição forte, mas por ser final de temporada não deu para fazer melhor marca, mas estou satisfeito com o resultado”, avalia. Ele explica ainda que essa edição dos JAI contou com uma grande quantidade de atletas participantes e de alto nível. “O que me impressionou foi a quantidade de participantes, 18 atletas competiram, sendo dois deles, que disputaram o Panamericano”.
A paixão de Tiago Fonseca pela Marcha Atlética começa ao ver o embuense das artes, Antonio Ricarti de Oliveira Júnior (Juninho) conquistar a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Marcha Atlética, em 2002. Nesse mesmo ano, começou a se dedicar a modalidade treinando do Ginásio Municipal e desde então não parou mais.
Apesar de ter apenas 22 anos, Fonseca – nascido no bairro Engenho Velho, em Embu das Artes –, foi campeão Estadual Mirim, na qual é recordista, e disputa todas as etapas do Challenger Mundial de Marcha Atlética. Em 2010 competiu em Portugal e Itália, onde conseguiu as melhores marcar. Atualmente é 4º no ranking brasileiro na categoria sub-23.
Agora o atleta treina para participar de sua primeira prova de
“O foco agora é a Copa Brasil e classificar para o Sulamericano, para isso, tenho que ficar entre os três melhores e atingir o índice de quatro horas e 45 minutos”, explica o atleta. Para tanto, entre os dias 1º e 28 de janeiro, irá para a Colômbia para fazer o teste de altitude. Em 2012, também disputará o Challenger