Pré-Conferência apresenta metas da educação para os próximos 10 anos

13/04/2015 - 0:00
Pré-Conferência apresenta metas da educação para os próximos 10 anos
Acessibilidade

O auditório do Complexo Educacional Valdelice Prass, no Parque Pirajuçara, recebeu sexta-feira, 10/4, autoridades, membros do governo e da sociedade civil para a discussão do plano que norteará a educação do município nos próximos dez anos. 

Segundo o secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, a Pré-Conferência reafirma a postura democrática e popular adotada pelo atual governo: “Esse é um momento importante onde o governo escuta as demandas da comunidade e se faz, de fato, democrático em suas ações. O Plano Nacional de Educação coloca alguns desafios importantes para nós, entre eles valorizar o profissional de educação, oferecendo a ele uma remuneração digna. O nosso governo já começou a fazer isso, com a revisão do plano de carreira do magistério e o enquadramento de 241 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI) como Professoras de Desenvolvimento Infantil (PDI), elevando a remuneração desses profissionais, entre outras ações, e não seria agora que mudaríamos essa postura”.

A dirigente regional de ensino de Taboão da Serra, Maria das Mercês Martins Bighetti, se mostrou entusiasmada com a participação popular: “Estou muito feliz em participar de um momento importante e democrático como esse. Gostaria de parabenizar a equipe de educação por esse evento, e dizer da grande satisfação que sinto em ver o local cheio de pessoas pensando na educação e fazendo da educação um momento tão importante”.

Durante a Pré-Conferência, a comissão responsável pela elaboração do Plano Municipal apresentou o documento base aos participantes, relatando as 20 metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação, esclareceu dúvidas sobre a participação na Conferência Oficial, que será realizada no mês de maio, e apresentou aos participantes a plataforma educacaoembudasartes.org, onde é possível consultar a agenda de eventos, participar de fóruns e contribuir para a formulação do Plano.

Entre as metas, a que mais chamou a atenção da estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Leonídia Batista da Silva (39), da E. M. Jatobá, foi a meta número 1, que prevê a universalização da educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade, até 2019. Atualmente, 86,87% das crianças nessa faixa etária já são atendidas na cidade: “Acho que quanto antes as crianças entram na escola, melhor é para elas aprenderem. Se na minha época fosse assim, as coisas seriam diferentes para mim. Mas, com certeza isso ainda beneficiará muita gente, inclusive a minha neta, Maria Eduarda, que hoje tem 1 ano”.

Para a Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, da E. M. Mellone, Maria Aparecida de Freitas, o que está sendo feito hoje refletirá diretamente no futuro dos estudantes: “A educação é algo primordial. Nós temos responsabilidade pelo futuro das nossas crianças e participar ativamente desse processo é uma obrigação, temos que fazer esse plano valer à pena”.

As próximas etapas de elaboração do Plano Municipal de Educação incluem Conferências Livres, a serem realizadas pelas escolas e grupos organizados (de 11 a 26 de abril), Conferência Final (8 de maio), envio do documento base à Secretaria de Assuntos Jurídicos (15 de maio), envio do documento base à Câmara de Vereadores (1º de Junho) e aprovação do Plano Municipal de Educação, até 19 de junho.

A 1ª Pré-Conferência do Plano Municipal contou com a presença dos secretários Sandra Magali Fihlie (Saúde), Francisco Iderval (Jurídico), Silvino Bomfim (Esportes e Lazer), do vereador, Clidão do Táxi, da diretora de Proteção Social, Alice Lima, representando a secretária de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Santos, profissionais de educação e estudantes.

O evento foi encerrado com a apresentação do Grupo de Capoeira Forças Unidas, do mestre Oró, com mais de 30 capoeiristas.

----
Compartilhe nas redes sociais