Prefeito consegue mais de R$ 1 milhão para Pontos de Cultura

12/11/2010 - 0:00
Prefeito consegue mais de R$ 1 milhão para Pontos de Cultura

O convênio entre Prefeitura e representantes dos oito Pontos de Cultura da cidade foi assinado no gabinete do prefeito Prefeito, em 11/11. Na ocasião, o prefeito destacou a importância do convênio firmado entre as duas partes e do Governo da Cidade de Embu das Artes com o governo federal, por meio do Ministério da Cultura. A verba é de R$ 1, 4 milhão, dividida entre o governo federal e municipal,  e cada um dos Pontos de Cultura receberá R$ 60 mil para realizar os projetos apresentados e que serão supervisionados pelo município.

“Temos convênios para tocar creches e fazer assistência social. Estamos dando um passo importante por assinar um na área da cultura. Isso significa que, além de tratar de carências básicas, como combate à fome, hoje ampliamos o combate à fome estética e poética da nossa cidade. Fico feliz de ser prefeito e contribuir para isso”, disse Prefeito. Segundo ele, a Secretaria de Cultura, que criou em 2008, tem o mesmo peso que as de Saúde e Educação. Na sua gestão também foram criados o Conselho e o Fundo Municipal de Cultura.

Além dos oito Pontos de Cultura do município em parceria com o governo federal, na cidade de Embu há  outros dois, o Solano Trindade Raízes de Cultura e a Casa de Cultura Santa Tereza, que são conveniados com o Estado. A esses dez Pontos de Cultura somam-se 18 Núcleos de Cultura e espaços culturais como o Centro Mestre Assis, o complexo Valdelice e o centro cultural que vem sendo construído no Santo Eduardo, além do grande espaço para a cultura constante do Projeto Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim, também com construção iniciada.

No dia 27/11, haverá  o lançamento dos Pontos de Cultura no Teatro Popular Solano Trindade. Todos se preparam para a realização de seus projetos, com a verba destinada de R$ 1,4 milhão, sendo 50% federal e 50% municipal. O prefeito chamou a atenção dos responsáveis pelos Pontos de Cultura para a prestação de contas e avisou: “Tem que ter muito cuidado para fazer a gestão de maneira profissional. Temos, controlando essa verba, o Tribunal de Contas da União, o Tribunal de Contas do Estado e a Controladoria do Município. Consultem a Secretaria de Cultura e a Controladoria. A prestação de contas não pode ser acumulada”.

À assinatura dos convênios, além dos representantes dos Pontos de Cultura, comparecem os secretários Paulo Oliveira (Cultura) e Pedro Pontual (Participação Cidadã), os vereadores João Leite, Luiz do Depósito, Gilvan da Saúde, Júlio Campanha, o presidente da Câmara, Silvino Bonfim, e o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Renato Gonda.