A comunidade do Jardim São Marcos prestigiou a inauguração do Núcleo de Educação Infantil do bairro. O anexo da Creche São Marcos foi entregue à população pelo prefeito de Embu das Artes, Prefeito, na manhã do sábado, 12/7, em evento realizado na quadra esportiva do Centro Educacional Armando Vidigal, que fica em frente à nova creche, na rua Augusto de Almeida Batista.
Pais e mães de crianças de 3 a 5 anos, as quais ocuparão algumas das 193 vagas disponíveis, visitaram a nova creche, instalada em prédio alugado pela prefeitura e preparado para receber as crianças. Ela é destinada a crianças de 3, 4 e 5 anos. A creche São Marcos fica assim com 80 vagas disponíveis, para os pequenos de 1 e 2 anos.“É muito bom aqui”, disse Maria do Rosário, mãe de Fernanda e avó de Taís, ambas de 3 anos, que frequentarão o novo núcleo educacional.
Depois de definir a política como um exercício de fazer o bem, a partir da definição da palavra – poli=cidade e ticos=bem comum –, o prefeito Prefeito, declarou: “São crianças que estavam fora e que com a nossa atitude política vão entrar para a escola. Estamos criando mais 270 vagas. De 2009 para cá, criamos 1.959 vagas na educação infantil. Até o fim de 2016, entregaremos dez creches, ou mais de 1.300 novas vagas. Já estamos construindo no Moraes, Vista Alegre, Santa Emília e Valo Verde e entregaremos estas em janeiro, com a mesma qualidade. Em 8 anos de governo teremos criado mais de 4 mil vagas”. O prefeito também destacou a chegada da Universidade Federal (Unifesp) a Embu das Artes. “Entre os 5.565 cidades no Brasil, todas querendo ter universidade pública, nós conseguimos trazer para o município, a região. Isso é muito importante para a cidade”, acrescentou.
Mais uma conquista
O secretário de Educação, Paulo Vicente, ressaltou a oportunidade oferecida pelo processo de desenvolvimento econômico, humano, solidário e justo, adotado pelo prefeito Prefeito. Para ele, ampliar vagas, melhorar qualidade do ensino e articular uma política educacional dos primeiros anos de escola à universidade com questões sociais e ainda investir na formação profissional são grandes desafios que vêm sendo enfrentados pelo governo municipal e federal. “Outro desafio é investir na formação profissional, como fizemos neste ano com merendeiras, guardas patrimoniais e estamos viabilizando parceria com o Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo), que facilitará acesso de auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) ao curso de Pedagogia, a partir de agosto, em que cada uma pagará R$ 50 a cada três meses”, declarou.
“A base, que é a família, tem de estar perto da creche, para preparar seus filhos para chegarem à idade adulta como cidadãos de bem”, alertou o padre Lourival Lino Gonçalves, da paróquia Cristo Ressuscitado. “Esta é mais uma conquista de um governo democrático e popular, que tem compromisso com a comunidade”, afirmou o presidente da Câmara, Sandoval (Doda) Pinheiro.
Compareceram ainda à inauguração os secretários municipais Paulo Giannini (Governo), Clóvis Cabral (Serviços Urbanos e Limpeza Pública), Roberta Maria dos Santos (Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional), José Roberto Jorge (Gestão Financeira), Valdir Barbosa (Turismo), Francisco Iderval Teixeira Junior (Assuntos Jurídicos), Nelson Pedroso (Obras), José Ovídio (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e Marcos Rogério (Ouvidoria), João Honório (Pró-habitação), João Ramos (presidente da Agência Municipal Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços de Limpeza Urbana/Amlurb), os secretários adjuntos Francisco Júnior (Obras), Débora Kawamura (Gestão de Pessoas) e Rita Biagio (Comunicação Social), o presidente da Câmara Municipal, Doda, e os vereadores Clidão do Táxi, Jefferson do Caminhão, Rosana Almeida, Júlio Campanha, Gilson Oliveira, Carlinhos do Embu e Ney Santos, o padre Carlos Brum (Paróquia São Marcos), a supervisora ensino Ana Paula (Educação), associações do Jardim Mimás e Parque Pirajuçara, entre outros.