Prefeito Prefeito e CUT levam milhares de pessoas ao Campo do Dom José

22/11/2011 - 0:00
Prefeito Prefeito e CUT levam milhares de pessoas ao Campo do Dom José
Acessibilidade

Além de serviços, a população também conferiu um grande show do cantor Chico César, em homenagem do Dia da Consciência Negra

O domingo, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, foi comemorado em Embu das Artes com um grande evento social: o CUT Cidadã, realizado em parceria com o Governo da Cidade de Embu das Artes, no Campo do Dom José. A ação também é apoiada pela Secretaria da CUT Estadual de Combate ao Racismo, pela rede Brasil Atual e patrocinado pela Petrobrás e pelo Governo Federal.

Prefeito acompanhou de perto as atividades e conversou com o público. Ao lado do presidente da CUT-SP, Adi dos Santos Lima, foi recebido no camarim pelo cantor Chico César, que elogiou a iniciativa do prefeito de ter engajado o plebiscito pela alteração do nome da cidade. “Que coisa boa!” – afirmou a principal atração do evento.

Segundo Prefeito, a CUT tem uma importância histórica enorme nesse País, tanto dentro das fábricas quanto na luta pelos interesses coletivos como as Diretas Já. “Dia 20 de novembro não é um dia de festa e ao mesmo tempo é. Temos muito mais tempo de escravidão do que não escravidão, assim como mais ditadura do que cidadania” – disse o prefeito, que também agradeceu a participação de todos os funcionários que trabalharam voluntariadamente na ação. “Esse evento é uma reafirmação de uma cidade que queremos, justa e igualitária para todas e todos. Começamos com Lula e agora com Dilma. Basta dar oportunidade para o povo que ele agarra com todas as forças” – concluiu.

Para o presidente da CUT-SP, Adi, Prefeito tem uma gestão 100% voltada para o social. “Você é um exemplo de prefeito que nós defendemos e queremos, e nós temos muito orgulho disso” – afirmou. Adi também lembrou que o presidente Lula criou a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial para que haja mais espaços de debates e formulação de políticas públicas, além da elaboração do Estatuto da Igualdade Racial. “Temos que refletir sobre a sociedade que nós queremos” – encerrou.

Rosana Aparecida da Silva, secretaria estadual de Combate ao Racismo da CUT-SP, lembrou que 2011 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional dos Afrodescendentes e parabenizou Embu das Artes pelas orientações sobre a anemia falciforme.  

O dia ensolarado contribuiu para que a comunidade comparecesse em peso ao evento e usufruísse os mais de 20 serviços disponíveis nas áreas de saúde, documentos e beleza,  entre outras atividades educativas, culturais e de lazer. A tenda de maquiagem, trança e penteados afro foi uma atração a parte, assim como a de unha artística, cabeleireiro e podologia. Ao todo, foram realizados mais de 10.000 procedimentos.

Ao longo do dia, atrações de revezaram no palco (Batuca Lata, Só Vendo pra Crer e Redenção), que teve como show de encerramento Chico César. O vice-prefeito Natinha e os vereadores Dra. Bete e João Leite prestigiaram a ação, bem como os secretários municipais Edson Bezerra (Participação Cidadã), Marcos Rosatti (Controladoria Geral), Francisco Carlos Pereira (Trânsito e Transporte), Helton Rodrigues (chefe de Gabinete) e Cristina Santos (Comunicação Social), além de secretários adjuntos. Telma Aparecida Andrade Victor, secretária de Formação da CUT-SP, Carlinhos e Tucão, do Sindicato dos Químicos, e o Círculo Palmarino também marcaram presença.  

A ação foi aprovada pelo público, veja:

 “Em primeiro lugar temos que dar os parabéns ao prefeito Prefeito por ter realizado essa campanha com a CUT. É importante porque sabemos que muitas pessoas não vão ao posto de saúde e com esse projeto há vários serviços para a população”.
Carlos Gomes – Jd. São Luiz

“A iniciativa é importante porque orienta a população sobre o risco de algumas doenças e faz o acompanhamento. Nem todas as pessoas têm acesso a alguns serviços que são oferecidos aqui”.
Maria José da Silva – São Paulo

“Estou aproveitando o tempo aqui para tirar foto, tirar a segunda via da identidade que a minha está meio bagunçada”.
Roberto Fernandes de Oliveira – Jardim Dom José

 “Esse evento é importante porque atinge a população carente, que as vezes não pode pagar. Já tirei sangue para fazer teste de diabetes. Quantas pessoas têm diabetes e não sabe por não fazer o exame?”.
Aurora Gontijo de Lima – São Paulo

 “Eu gostei bastante principalmente por podermos tirar RG, ter assessoria jurídica, todas essas coisas são importantes. Eu aproveitei para fazer o RG do meu filho, que no Poupatempo está uma burocracia danada e aqui é rapidinho”.
Andréia Basílio de Araújo Silva – Jardim Novo Campo Limpo

 “Eu acho importante porque é uma ação de cidadania, porque não temos condições de pagar, e essa ação é bom para nós. Tirei a 2ª vida de uma certidão, se eu fosse fazer fora teria que pagar 180 reais, também tirei foto de graça, vou no cabeleireiro e aproveitar o que eu puder. Pretendo passar o dia inteiro com a família e curtir o show também”.
Iraci Cruz Prereira – Casa Branca

“Aproveitei um monte de serviços, fiz teste de diabete, pressão, a massagem e agora vou fazer exame de vista. Sempre quando tem esse tipo de evento eu venho. Acho muito importante, utilizo quase todos os serviços. Provavelmente vou passar o dia inteiro, ainda vou tirar a identidade do meu filho.”
Eunice Moreira – Santo Eduardo

 “Quando vim de Maceió para São Paulo, perdi minha certidão de nascimento e nunca mais tirei porque nunca ninguém soube me dar informação sobre como eu poderia tirar a segunda via. E agora, com essa oportunidade, vou poder tirar a minha certidão depois de tanto tempo. Essa foi uma grande oportunidade que eu encontrei”.
Marta Maria Ribeiro da Silva – Dom José

----
Compartilhe nas redes sociais