Prefeito reúne mais de 300 pessoas na 1ª Plenária do Orçamento Participativo do ano

Prefeito reúne mais de 300 pessoas na 1ª Plenária do Orçamento Participativo do ano
Acessibilidade

A 1ª Plenária Informativa do Orçamento Participativo (OP) 2013 aconteceu no sábado (6/4) na Escola Municipal Paulo Freire, para ouvir as demandas da população, desta vez, das Unidades Administrativas 1 (Jd. Vazame) e 8 (Jd. Santa Emília).

O Prefeito Prefeito abriu a reunião enfatizando a relevância dessa ferramenta para a cidade, como meio para buscar soluções para as necessidades locais. 

“Não iremos desaparecer, estaremos presentes nos bairros para receber críticas ou sugestões, pois só desta maneira poderemos corrigir erros e acertar”, disse o prefeito, contrariando o senso comum de que governantes tendem a se acomodar no 2º mandato.

“Este é o Orçamento Participativo! Prestar contas do que realizamos no mandato anterior e informar sobre os projetos que estão encaminhados para esta gestão. Iremos rodar a cidade toda até meados de julho”, declarou.

Após a formação dos delegados entre agosto e setembro, todos irão circular por todo o município e retornarão ao mesmo local para a população apontar o que deverá constar no orçamento municipal de 2014.

Em seguida, Prefeito expôs as realizações da gestão anterior até o presente momento e o que ainda está por vir.

Realizações entre 2009-2012

– 193 obras: 72km de ruas pavimentadas, 3 terminais de ônibus (Valo Verde, Casa Branca e Engenho Velho), Centro Cultural Santo Eduardo e Restaurante Popular;
– áreas de lazer: praças com academia pública (8);
– nova empresa de iluminação (Engeluz) instalada na cidade – melhorou o serviço e diminuiu as reclamações;
– habitação: Residencial Casa Branca (140 residências);
– educação: transporte escolar “Porta a Porta”, uniforme, kit escolar, lousa digital e merenda natural;
– reformas e construção de creches e escolas;
– Bombeiro na cidade;
– Segurança: GCM e monitoramento;
– reforma e criação de Unidades de Saúde;
– reforma de campos de futebol;
– urbanização de bairros.

Para este mandato

– Unidade de Pronto-Atendimento Dom José/Santo Eduardo;
– Usina de Reciclagem de Resíduos;
– parceria com o Senai para qualificação profissional;
– vinda de empresas para a geração de empregos;
– Praça da Juventude;
– Rodoviária para junho;
– Parque da Várzea: Centro Cultural, campos, quadras, centro olímpico, 2º Restaurante Popular e Universidade Federal (obras avançadas);
– mais 15 praças neste 2º mandato;
– habitação: Baviera (224 apartamentos) para maio; na mesma localidade, contrato com a Caixa Econômica Federal para mais 376 unidades; autorização do Governo do Estado e financiamento do Governo Federal para a construção de 3000 apartamentos para tirar pessoas em áreas de risco e mananciais e (2500 apartamentos na região do Santa Rita, São Tomé (1200) e conclusão das moradias do Rodoanel); 
– segurança: monitoramento por câmera nas portas das escolas;
– seis novas creches.

População fez suas reivindicações

Quinze pessoas se manifestarem livremente, fizeram reivindicações e apresentaram propostas em temas como: segurança; reforma de escolas; construção de centro cultural e telecentro; reforma e construção de praças, academias públicas e campos de futebol; canalização de esgoto; corte ou poda de árvores; recapeamento de rua; melhoria de calçadas; orientação de trânsito; e reestruturação de residência.

Prefeito responde

O prefeito Prefeito comparou como a cidade era há 12 anos e como ela está hoje e aponta o avanço que sofreu. Disse que há casos que dependem de outras estâncias ou particulares, mas irá cumprir a parte que lhe compete.

Com relação aos secretários, o prefeito disse que fez questão de trazê-los, pois acredita que quem fica apenas no gabinete sem ouvir o povo, erra mais.

“É bom pra que eles sintam esse calor aqui que estou sentindo. Olhar no olho de vocês e saber que a equipe inteira tem que trabalhar muito pra honrar o voto e o apoio que vocês deram pra nós”, concluiu Prefeito.

Autoridades presentes

Secretários: Edson Bezerra (Coord. de Assuntos Estratégicos), Alan Leão (Cultura), Francisco Carlos – Cal (Transporte), Geraldo Juncal (Meio Ambiente e Des. Urbano), Nelson Pedroso (Serviços Urbanos), Cristina Santos (Comunicação), Marcos Rosatti (Controladoria), José Roberto (Administração), Daniela Almeida (Assistência Social, Qualificação e Emprego), Wagner Eckstein (Ouvidoria), Paulo Giannini (Governo), Silvino Bomfim (Esporte) e Valdir Barbosa (Turismo).

Adjuntos: Alda Rebelo (Educação), Francisco de Freitas (Obras), Maria das Graças (Saúde), Isac Felix (Cultura), Sidney de Moura (Serviços Urbanos), Andre Maestri (Esporte) e José Ovídio (Meio Ambiente e Des. Urbano).

Vereadores: Doda (presidente), João Leite, Clidão do Táxi, Luis do Depósito Jefferson da Silva e Ney Santos.

Comandante da GCM Dirceu Alves.

Calendário do OP

Clique aqui para acessar o calendário.


 

 

 

 

 

----
Compartilhe nas redes sociais