Prefeito reúne-se com moradores do Pirajuçara

27/11/2007 - 0:00
Prefeito reúne-se com moradores do Pirajuçara

O prefeito Prefeito e a secretária de Educação, Rosimary Mendes de Matos, reuniram-se com mais de 120 moradores do Parque Pirajuçara, na Paróquia Cristo Ressuscitado, no dia 15 de novembro, para apresentar-lhes o projeto arquitetônico-pedagógico da escola Valdelice de Medeiros Prass, que está sendo construída na Praça Manoel Almeida dos Santos, com recursos da prefeitura e do governo federal. O novo complexo educacional cujas obras começaram em setembro será um dos mais completos de Embu. Contando com modernas e amplas instalações educacionais e esportivas, a obra é considerada de grande importância regional e para todo o município.

"Eu não quero construir uma escola com grade, apertada, eu gosto de coisa boa e quero dar isso aos moradores de Embu, para que os professores possam ensinar com qualidade e as crianças possam aprender com prazer", frisou Prefeito para mães, pais e moradores do bairro. "Quando eu resolvi fazer a escola Paulo Freire no meio da favela as pessoas diziam que os moradores iam pichar e depredar a escola. Até hoje, passados dois anos, nada foi quebrado e a escola é o xodó da comunidade. Eu quero que a Valdelice seja o mesmo para os moradores do Pirajuçara", acrescentou.

Numa área de 4.000 m², serão construídos cinco prédios que abrigarão escolas municipais de ensino fundamental e educação infantil, auditório (adequado para formação de professores), biblioteca, refeitório, salas multiuso, sala de informática, lanchonete e dependências administrativas. As instalações incluem ainda um ginásio poliesportivo coberto, vestiários masculino e feminino. Devido às dimensões da obra, a construção e a ocupação do complexo serão gradativas. A prioridade é a entrega do prédio educacional destinado aos alunos transferidos da E.M. Valdelice Prass, que hoje ocupa instalações provisórias. A expectativa do governo municipal é que essa etapa esteja concluída até o início do próximo ano letivo. Na medida em que as demais instalações forem entregues, a nova unidade escolar atenderá a mais de 1.200 alunos, inclusive da Educação de Jovens e Adultos. O número representa um aumento superior a 100% na oferta de vagas, já que atualmente a escola beneficia 452 estudantes.

Para viabilizar a construção total do complexo, Prefeito explicou aos presentes que a sede da Associação Amigos do Parque Pirajuçara, uma concessão da Prefeitura que vence este ano, será demolida. A pedido do presidente da associação, Edvânio Mendes dos Santos, protocolado em setembro, o prefeito avisou que a Prefeitura de Embu estuda duas possibilidades para abrigar a nova sede da Associação, que poderá vir a ocupar o antigo prédio da E.M. Valdelice, ou uma casa alugada nas proximidades da atual sede.

Também estiveram presentes a vereadora Maria das Graças, o vereador Nelson da padaria e o padre Marcelinho.