Prefeitura alerta para a importância da castração de animais

13/11/2018 - 14:00
Prefeitura alerta para a importância da castração de animais
Acessibilidade

 

Ao contrário do que muita gente acredita, o animal castrado vive melhor e fica mais dócil, facilitando a interação com outros animais. Macho ou fêmea, sendo de raça ou não, podem fazer a cirurgia, evitando a superpopulação de animais, já que eles se reproduzem com muita facilidade. Uma gata não castrada e seus descendentes, por exemplo, podem ser responsáveis por 420 mil novos gatos num período de 7 anos.

O procedimento em fêmeas contribui para a diminuição do risco de câncer de mama e o número de infecções uterinas, poios não terão mais cio. Em machos, a castração diminui a frustração sexual, assim como a necessidade de sair em busca de novas parceiras. Reduz, ainda, os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo. A idade aconselhável para castração em cães é a partir de 4 meses até 8 anos. Em felinos, a cirurgia pode ser feita quando o animal atingir 1 quilo e não há idade limite.                                              

Desde 2017, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) castrou mais de 400 animais. Atualmente, existe uma demanda alta para castração, chegando a cerca de 1.600 animais na lista de espera. O cadastro é feito por meio do telefone 0800 7730 005 e os interessados precisam aguardar a chamada.

Em parceria com a ONG Patre, no último domingo, 11/11, a Prefeitura de Embu das Artes realizou a castração de 80 bichos no CCZ. O governo vem buscando verbas e novas parcerias para que mais mutirões sejam realizados na cidade. Mais orientações sobre castração podem ser obtidas no Centro de Controle de Zoonoses, pelo telefone (11) 4704-3673 ou pessoalmente na Estrada Velha de Cotia, 336, Itatuba, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h.

----
Compartilhe nas redes sociais