Prefeitura realiza Operação Inverno 2023

Sandra Martins
13/06/2023 - 11:00
Prefeitura realiza Operação Inverno 2023
Foto: divulgação
Acessibilidade

Diante de previsão de baixas temperaturas nos próximos dias, a Prefeitura Municipal de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, antecipa a “Operação Inverno 2023”, que compreende uma série de ações voltadas à população em situação de rua, buscando evitar o risco de mortes ou agravamento de problemas de saúde provocados pelas baixas temperaturas.

A população em situação de rua é um público muito vulnerável durante os períodos de frio intenso, e tais medidas são necessárias para mitigar os riscos, garantir a segurança e proteção social.

Quando a previsão do tempo for igual ou inferior a 13º, a equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social atuará até as 22h atendendo a solicitações; abordando; esclarecendo quanto aos riscos e consequências das baixas temperaturas, convidando as pessoas em situação de rua para pernoitarem no Abrigo Institucional e distribuindo cobertores e agasalhos.

Em situações emergenciais, a equipe atende em horário noturno, com intuito de trazer resolução as necessidades imediatas das pessoas em situação de rua e mitigar os riscos.

O Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop) oferecerá alimentação, espaço para higiene pessoal e de roupas, guarda de pertences, inscrição do Cadastro Único (Cadúnico) para Programas Sociais do Governo Federal, auxilio e orientação para obter documentação pessoal, encaminhamento ao Abrigo Institucional, contato dos familiares ou encaminhamento aos municípios em que mantem vínculos e a construção de um plano de atendimento individual para a superação da situação de rua, com apoio de assistentes sociais e psicólogos.

                     Os munícipes podem solicitar a abordagem e oferta de abrigo e serviços às pessoas em situação de rua contatando o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), localizado no Creas, pelo telefone e whatsapp (11) 94442 1476 e (11) 94443 6786  ou ao Centro POP (11) 4203 4366 (apenas ligações).

Atualizado em 13/06/2023

----
Compartilhe nas redes sociais