Prefeitura aplica Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos e evolui 290 servidores

Prefeitura aplica Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos e evolui 290 servidores
Acessibilidade

Pela primeira vez na história dos servidores públicos da cidade de Embu das Artes, dos 2.091 efetivos estáveis, 290 servidores evoluíram dentro do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), após uma avaliação baseada nos critérios de desempenho, capacitação e titulação, coordenada pela chefia imediata de cada setor, profissionais de carreira puderam concorrer na progressão horizontal (em que a pessoa muda de grau) ou na vertical (servidor muda de nível e mantém o grau). No caso da Guarda Civil Municipal (GCM), a progressão vertical muda o nível e vai para o primeiro grau desse mesmo nível. Na horizontal, mantém o nível e muda somente o grau.

A evolução já foi paga agora no salário de abril e há casos onde o acréscimo salarial chegou até 7%  e o menor acréscimo 3,5%. O investimento anual com os servidores que evoluíram foi de R$ 400 mil, recurso destinado pelo Prefeito Prefeito no orçamento de 2013. O grupo ocupacional que mais evoluiu é de servidores do Operacional. Desse grupo, com 31 cargos diferentes, dentre eles agente municipal, ADI, motorista, telefonista, dentre outros, evoluíram 120 pessoas.

O magistério, que possui plano de carreira específico (por conta de atribuição de carga horária, etc., os profissionais concorrem entre si), teve a segunda maior evolução, com 81 servidores contemplados. O Plano de Cargo e carreiras dos servidores de Embu das Artes foi criado em 2012 (leia aqui), por meio da Lei Complementar 183/2012 para o Magistério, Lei Complementar 184/2012 da GCM e da Lei Complementar 185/2012 para o quadro geral.

O senhor Sebastião Pedro Martins, oficial de manutenção da Secretaria de Serviços Urbanos, também conhecido por Tiãozinho, é servidor na Prefeitura desde 16/6/1983, e evoluiu  em sua categoria, o operacional. “ Achei que não merecia, mas acharam que eu trabalho direito e acabei valorizado. Fiquei muito feliz”, disse.

A Comissão de Gestão de Carreiras, criada sob a portaria 1.353, de 19/2/2013, já estava prevista na Lei Complementar 185/2012. “Estou muito feliz com todo o processo, pois agora o PCCV está implantado definitivamente”, disse Débora Kawamura, secretaria adjunta de Administração e membro da comissão. A servidora da Secretaria de Saúde e que também faz parte da Comissão de Gestão de Carreiras disse que “foi enriquecedor analisar os planos, um grande aprendizado.”

O assessor jurídico do setor de Gestão de Pessoas, Francisco Iderval Teixeira Júnior, participou de todas as etapas deste processo, desde a formação da legislação até a sua aplicação. “Vemos uma promessa se concretizar. Agora a vida funcional do servidor está regularizada. Saímos de um estatuto muito antigo, de 1972, progredimos com este, de 2010 e reformulamos toda a legislação da evolução do servidor (PCCV). Isso oxigena o funcionalismo público”, completou.

Todos esses processos fazem parte da nova política de valorização do servidor que está sendo implementada desde 2009, e inclui a integração de três grandes departamentos da Prefeitura: Recursos Humanos (RH), Departamento Pessoal (DP) e Centro de Atenção à Saúde do Trabalhador (CAST), formando uma nova área, o setor de Gestão de Pessoas, que também visa melhorar o atendimento aos servidores, pois todas as pendências podem ser resolvidas em um único lugar.

Estágio Probatório

Os 1.724 servidores em estágio probatório continuam em avaliação a cada 7 meses, até que completem 3 anos de efetivo exercício, passando por todas as avaliações e serem aprovados, podendo alcançar a estabilidade após este período. Este é um trabalho do Governo Municipal que existe para reconhecer e efetivar os servidores comprometidos com a gestão pública.

Clique aqui e veja o nome dos servidores que evoluíram.

----
Compartilhe nas redes sociais