Prefeitura assegura recursos para a rodoviária e mais três projetos

22/12/2009 - 0:00
Prefeitura assegura recursos para a rodoviária e mais três projetos

Embu das Artes recebeu presente de natal antecipado. A cidade vai receber diversos recursos para a viabilização de importantes projetos que vão contribuir para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos moradores do município.

O prefeito Prefeito assinou nesta segunda-feira, 21/12, no Centro cultural Mestre Assis do Embu, quatro convênios. O primeiro foi o da construção da rodoviária de Embu das Artes, depois o da construção do restaurante popular, modernização do Banco de Alimentos e revitalização da Estrada de Itapecerica a Campo Limpo. Aliás, o prefeito disse ter sido pego de surpresa, pois quando chegou em seu gabinete pela manhã, o único convênio que ele tinha certeza que iria assinar era o da construção da rodoviária.

Na cerimônia de abertura, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal, apresentou o projeto da nova rodoviária que, segundo ele, está inserido em um plano de mobilidade urbana, que vai preparar Embu para receber novos empreendimentos devido ao seu desenvolvimento. “Nós estamos planejando e preparando a cidade para os próximos 20 anos” – revelou. O deputado federal Devanir Ribeiro (PT) teve grande importância na vinda do recurso e disse estar batalhando também para a vinda da Universidade Federal para Embu das Artes. “Durante reunião com o ministro de Educação, Fernando Haddad, ele me disse que se depender dele o projeto de Embu será o escolhido para ser apresentado ao presidente Lula” – contou o deputado federal. “O importante é ver que o Embu está avançando” – acrescentou Devanir.

Em um discurso muito emocionado, Prefeito falou que só vale pena a política e o poder, se for para fazer o bem para o povo de Embu das Artes. Ele também reiterou a importância da rodoviária para o município. “Primeiro, porque nós somos uma cidade turística, além disso, vamos integrar todos os bairros do município com a construção de terminais de ônibus para que futuramente possamos implantar o Bilhete Único Municipal” – disse o prefeito, que após a cerimônia apresentou a maquete da rodoviária aos presentes, entre eles, vereadores e secretários municipais, lideranças comunitárias, entre outras autoridades. De fato, há muito o que comemorar, pois há nove anos não se imaginava que Embu fosse receber obras tão importantes como a ETEC, Rodoanel e a própria rodoviária, por exemplo.

Sobre a rodoviária

O terminal rodoviário ficará na parte central da cidade, entre as avenidas Elias Yazbek e Jorge de Souza. Abrigará linhas municipais, intermunicipais e com destinos para outros estados do Brasil. No local, também haverá lojas comerciais. O valor total da intervenção é de R$4.632.393,38, sendo que 4,2 milhões são provenientes do Ministério do Turismo e o restante será contrapartida da Prefeitura de Embu. Segundo o secretário Geraldo Juncal, o início das obras está previsto para janeiro de 2010 e o término para dezembro do mesmo ano.

Mais recursos para a cidade

Na ocasião, o prefeito Prefeito e o gerente Regional da Caixa Econômica Federal, Fernando Cera, assinaram mais três convênios. O primeiro foi o do recapeamento e recuperação das calçadas da estrada de Itapecerica a Campo Limpo, no valor de 4 milhões e 200 mil reais – repasse do Ministério do Turismo. As intervenções vão melhorar o fluxo e dará mais mobilidade aos pedestres.

Outros projetos importantes que também já têm recursos garantidos são a construção do restaurante popular, onde é hoje o estacionamento da Prefeitura de Embu, orçado em R$1.750.00,00, e a modernização do Banco Municipal de Alimentos, no valor de 500 mil reais. Ambos os projetos possuem verbas do Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.