Na manhã desta terça-feira, 17/8, uma comissão de moradores dos jardins Santa Rita, Santa Luzia e Ferreira, pertencentes às regiões 20,16 e 5, respectivamente, do Orçamento Participativo, foram até a Prefeitura para fazer diversas reivindicações. A comissão foi recebida pelo prefeito Prefeito e pelos secretários de Governo, Paulo Giannini, de Trânsito e Transporte, Francisco Carlos Pereira (Cal), e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal.
A comissão fez as seguintes reivindicações: que a linha intermunicipal que faz o trajeto Engenho Velho/ Hospital das Clínicas trafegue pela Avenida Helio Ossamu Daikuara, para beneficiar os passageiros daquela região; recolocação do ponto de ônibus próximo à concessionária de automóveis ABA Motors, retirado pela Dersa devido às obras do Rodoanel; a criação de uma linha municipal específica para o bairro, tendo em vista a alta demanda de passageiros; iluminação pública nestes bairros e no viaduto próximo à Câmara Municipal e maior apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) na área da segurança.
A gestão das linhas intermunicipais é de responsabilidade do Governo do Estado, através da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), mas a Prefeitura por meio da Secretaria de Trânsito e Transporte, fez a interlocução com o órgão estadual e conseguiu os encaminhamentos. A EMTU veio até a cidade na segunda-feira, 16, para fazer estudos técnicos e foi acordado que até semana que vem a linha que faz o trajeto Embu-Engenho Velho até o Hospital das Clínicas passará pela Avenida Helio Ossamu Daikuara, além disso, serão instalados três pontos de ônibus (palitos) na via e feita a sinalização viária.
Sobre a iluminação do viaduto, que o responsável pela a obra é o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), do Governo Federal, pela via pertencer a Rodovia BR-116. Mesmo assim, a Prefeitura se comprometeu a executar a obra, contudo aguarda a autorização do órgão federal para poder implantar a iluminação no local.
No que diz respeito a Prefeitura, na área do transporte municipal, foi firmado o compromisso de marcar uma reunião ainda neste mês com a cooperativa de transportes do município e com os moradores destes bairros para encontrar uma solução que beneficie ambas as partes. Com relação à falta de iluminação pública, a Prefeitura de Embu das Artes contratou uma nova empresa para fazer a manutenção da iluminação pública da cidade e já foi feito um estudo com todos os pontos que não estão iluminados para que a empresa solucione o problema gradativamente.
Sobre a segurança pública, foi respondido à comissão de moradores que o Estado é o responsável pela segurança pública, porém as rondas por parte da Guarda Civil Municipal será reforçada na região.