Prefeitura celebra convênio com programa Acessa São Paulo

06/04/2018 - 14:45
Prefeitura celebra convênio com programa Acessa São Paulo

No dia 3/4, a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente, Trabalho e Emprego, celebrou convênio com o Governo Estadual para participar do programa Acessa São Paulo. O evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença de diferentes representantes dos municípios do Estado de São Paulo, totalizando a assinatura de 136 convênios com 119 municípios visando a continuidade do funcionamento dos Postos do Programa Acessa São Paulo e foi desenvolvido pela Coordenadoria de Serviços ao Cidadão, que tem José Valter da Silva Junior como representante.

O Acessa São Paulo é um programa de inclusão digital do Estado de São Paulo com um posto instalado no Centro de Referência da Juventude (CRJ) em Embu das Artes, que oferece acesso grátis à internet e conteúdos digitais para o desenvolvimento pessoal, profissional e comunitário, por meio da inclusão digital.

O funcionamento do posto no CRJ será de 4 horas. O cadastramento configura-se via on- line e compõe um monitor que tem acesso para operar as atividades do posto e constitui referência fundamental para avaliação trimestral dos acessos realizados, com diferentes finalidades para desenvolver com os jovens: orientação e fomento para execução de projetos, capacitação à distância (EAD) ou presencial em temas que colaborem para o desenvolvimento em vários aspectos da vida profissional. O Termo de Convênio do Estado de São Paulo, junto ao município de Embu das Artes, está implantado no CRJ desde 2016 e tem atendido em média 185 jovens da comunidade do bairro Cercado Grande somente no período de janeiro a março de 2018.

Uma especificidade do Programa do Governo Estadual é que ele, ao contrário de similares, não se restringe ao acesso somente virtual. Muitos frequentadores crescentemente vêm adquirindo internet em casa, porém ao contrário do esperado, a visita aos centros não diminuiu. A resposta a esse resultado é que há uma lacuna. Desse modo em lugar de ir unicamente para buscar acesso às tecnologias de informação e comunicação, o usuário acaba por vivenciar um ambiente rico de opções, no qual, se desenvolvem, atividades diversas oferecidas pelo Programa e o desenvolvimento da mediação dos monitores.

A condição socioeconômica do usuário também é relevante para o funcionamento do Programa, pois embora a tecnologias estejam avançadas, atualmente. Segundo o IBGE atualmente no estado de São Paulo cerca de 19,0% dos domicílios não possuem acesso à internet. O que valida a celebração de um termo de convênio acessa SP, esforços municipais e estaduais para garantia de políticas públicas a população.