A Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, realizou no último dia 29, no Centro Cultural Embu das Artes, um café da manhã para os empresários do município e região. O objetivo do encontro foi apresentar os resultados conquistados pela Incubadora de Cooperativas, firmar parcerias e também renovar os convênios com Sebrae (escritório regional Taboão da Serra) e Acise (Associação Comercial, Industrial e Serviços de Embu).
Estavam presentes na ocasião o prefeito de Embu Prefeito, o vice-prefeito Roberto Terassi, o secretário de Cidadania e Assistência Social Francisco Nascimento de Brito, Luiz Antônio Fregona, diretor técnico da Acise (Associação Comercial ), Mauro Q. Janeiro Filho, gerente do Sebrae de Osasco/SP, além de representantes da Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Prefeituras de Itapevi, Santo André, Santana de Parnaíba e Sesc-SP.
As cooperativas foram criadas em 2002 para incluir socialmente pessoas que estavam fora do mercado e para divulgar e fortalecer o cooperativismo como forma de geração de trabalho e renda. Atualmente existem 8 Cooperativas em atividade no município: Cooperativas de Condutores de Transporte Escolar, Alimentos, Confecção e Costura, Reciclagem e Matéria-prima, Arte em Jornal, Construção Civil, Condutores de Escolares, Serviços de Atendimento de Estacionamento. Juntas elas empregam 450 pessoas e têm um faturamento mensal de R$ 230 mil.
Segundo o prefeito Prefeito, as cooperativas estão bem estruturadas, mas ainda precisam de apoio: "Só podemos melhorar com a participação dos empresários", declarou. Mesmo com esta defasagem, o projeto continua avançando. Neste mês, cinco estagiários nas áreas de Engenharia de Produção, Publicidade, Administração de Empresas, Assistência Administrativa e Assistência Social começam a trabalhar na administração das cooperativas, dando suporte necessário para que a Incubadora continue beneficiando mais pessoas.
Paralelo ao evento, o prefeito Prefeito concedeu uma entrevista ao jornalista Milton Jung da Rádio CBN, onde explicou o funcionamento da Cooperativa de Serviços de Atendimento de Estacionamento. Mais conhecidos como flanelinhas, os guardadores são uniformizados e treinados para receber os turistas e zelar pelos veículos. Além disso, eles informam aos motoristas que as doações são facultativas.