“É um orgulho receber um diploma nesta idade”. Foi com estas palavras que o aluno do curso de Inclusão Digital e Social – Preparação para o Mercado de Trabalho, Messias Ferreira Billiu, 55 anos, encerrou o seu discurso. Morador de Embu há 37 anos, ele parabenizou o prefeito Prefeito e toda sua equipe e agradeceu a oportunidade de ter feito o curso gratuitamente com o talentoso professor Rodrigo Barbosa: “É um menino humilde e dedicado”, declarou. A cerimônia de formatura dos 70 alunos de três núcleos (Centro, Jardins Vista Alegre e Santa Emília) prosseguiu com mais cinco depoimentos de pessoas das mais variadas faixas etárias. Benedito Batista de Paula, por exemplo, aprendeu a mexer no computador aos 66 anos.
Edson Bezerra Ferreira, coordenador do curso, falou sobre a importância de garantir o acesso de todos e agradeceu os parceiros (Sociedade Ecológica Amigos de Embu e Centro Pastoral). Segundo o secretário-chefe de gabinete, Prefeito, houve um grande avanço na área de políticas públicas.” Em 2001 nós formamos 400 alunos por ano e hoje este número subiu para 2.500”, declarou.
O prefeito Prefeito parabenizou os formandos e ressaltou a oportunidade que a prefeitura tem dado aos munícipes através de ações como os cursos de Inclusão Digital e Social, sem contar com a participação do estado. “Hoje o Governo do Estado nos deve cerca de R$ 16 milhões”, referindo-se a verbas do Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento), não disponibilizadas desde 2003. Ainda segundo o prefeito, o investimento em Educação, como em escolas técnicas profissionalizantes, por exemplo, seria bem maior se estas verbas retidas fossem liberadas. “Além do Fumefi, temos cerca de R$ 10 milhões do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) bloqueados”, declarou.
Participaram da cerimônia, a secretária-adjunta de Cidadania e Assistência Social, Neuman Inácio, Cida Giannini, coordenadora do CRI, Geni Oliveira da Sociedade Ecológica Amigos de Embu, além da sociedade civil.
Inscrições abertas
As inscrições para as novas turmas do curso gratuito de Inclusão Digital e Social acontecem até 27 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h, na Escola Municipal Professor Paulo Freire (estrada de Itapecerica à Campo Limpo, 1904 – Jd. Santa Emília) e no Centro Pastoral (largo dos Jesuítas – Centro). Podem participar moradores de Embu com idade mínima de 16 anos e 6ª série do ensino fundamental completa. São 160 vagas. O curso tem duração de quatro meses e oferece certificado.
Os participantes aprendem a usar o Sistema Operacional Windows, Pacote Office (Microsoft Word, Microsoft Excel, Microsoft Power Point) e a navegar na Internet. O grande diferencial fica por conta das palestras, ministradas por profissionais das secretarias, sobre temas transversais, como Cidadania, Saúde, Meio Ambiente e Mercado de Trabalho.