A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes, realizou uma reunião com comerciantes e moradores do Jardim Santo Eduardo para apresentar o projeto de melhoria no trânsito de veículos, que vai trazer mais segurança para os pedestres que andam na Estrada de Itapecerica a Campo Limpo e em sua imediação. Segundo estudos feitos pela secretaria e relatos de comerciantes e moradores, a situação está muito complicada na região devido ao desenvolvimento do bairro e o aumento no tráfego de veículos.
O prefeito de Embu das Artes, Prefeito, disse que toda intervenção que ocasiona impactos na vida da população, a Prefeitura organiza reuniões para esclarecer e discutir o projeto. “Isso é um governo democrático” – falou o prefeito. “O Jardim Santo Eduardo é a região que mais se desenvolve na cidade e, quando foi construída, não foi planejada para aguentar este desenvolvimento, por isso, é necessário realizar esse projeto” – acrescentou Chico.
Após a explanação do projeto realizada pelo secretário de Trânsito e Transporte, Francisco Carlos Pereira, os comerciantes e moradores puderam fazer perguntas ao prefeito, que respondeu uma a uma. A reclamação que mais chamou a atenção foi do comerciante Alcir da Contécnica. Ele perguntou se haverá o recapeamento da Estrada de Itapecerica a Campo Limpo, pois em alguns trechos ela está esburacada e com outros problemas. O prefeito respondeu que na semana passada o Governo Federal liberou 4,5 milhões de reais para realizar o recapeamento completo do trecho pertencente a Embu. “Em um prazo de no máximo três meses daremos início a obra” – disse Prefeito.
Outra preocupação dos moradores, foi com relação a falta de semáforo na região, pois em locais onde o tráfego de veículos é intenso os pedestres correm riscos no momento da travessia. O secretário de Trânsito e Transportes respondeu que a Prefeitura de Embu está com um projeto chamado Plano Macro da Cidade, que consiste na sinalização de todas as vias (arteriais e secundárias) do município, além da implantação de travessias de pedestres, implantação de semáforos, entre outras ações. O projeto vai contemplar todos os bairros da cidade.
Antes do início das obras do binário do Jardim Santo Eduardo, o Governo Municipal irá marcar uma nova reunião detalhando quais serão as intervenções no local.Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito de Embu, Natinha, o comandante da Guarda Civil Municipal de Embu, Dirceu Alves, o padre Paulino e os vereadores Luiz do Depósito, João Leite, Gilvan e a vereadora Dra. Beth.
Após a realização de pesquisas e simulações a Secretaria de Trânsito e Transporte elaborou um projeto para a implantação da sinalização viária e do sistema binário – que torna uma via de mão dupla em mão única -, deixando mão única de direção, no sentido bairro-centro, a estrada de Itapecerica a Campo Limpo, e mão única no sentido inverso, a Rua Campos do Jordão, ambas entre a Avenida Lorena e Rua Alvorada. A Avenida Lorena também se tornará sentido único entre a estrada de Itapecerica a Campo Limpo e Rua Campos do Jordão. O projeto ainda prevê área de estacionamento nas vias, sinalização viária e agentes de trânsito para auxiliar os pedestres no momento da travessia.
Prefeito anunciou que está buscando recursos para colocar câmeras de vigilância em todos os centros comerciais da cidade. O projeto está avaliado em 3,5 milhões de reais. O prefeito ainda anunciou que a Prefeitura aguarda resposta do Ministério da Saúde para a liberação de R$2,6 milhões para a construção do Pronto Socorro, na Rua Poços de Caldas, que irá atender 90 mil pessoas.