Na sede da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), no dia 17 de agosto, reuniram-se o secretário municipal de Trabalho e Emprego, Paulo Vicente dos Reis, a diretora de Projetos e Convênios, Luciane Cavalhieri (Embu das Artes), o coordenador de Políticas de Inserção ao Mercado de Trabalho da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT) do estado de São Paulo, Sérgio Torquato, o supervisor do Programa Aprendiz Paulista (SERT), Leandro Gouveia, e a supervisora do Jovem Cidadão (SERT), Deise Lima.
Por intermédio do diretor da Coordenação de Programas da Juventude, Gabriel Leão Mendes, o intuito do encontro foi de promover e ampliar programas que favoreçam aos jovens do município de Embu das Artes nas faixas etárias de 14 a 29 anos, no que se refere a qualificação profissional, estágios ou inserção do primeiro emprego.
De acordo com Leandro Gouveia, o Programa Aprendiz Paulista é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, instituído pelo Decreto nº 54.695 de 20 de agosto de 2009, gerenciada pela SERT, que auxilia o empregador no cumprimento da cota legal de contratação de aprendizes, estabelecida no artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
O objetivo é proporcionar a inserção do jovem no mercado de trabalho e, por consequência, combater o desemprego, que está diretamente ligado à falta de experiência profissional. Atua sob a coordenação da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDCTI), em parceria com o Centro Paula Souza (CPS). O papel da SERT é fazer intermediação entre jovens e empresas que buscam um perfil técnico-profissional e o preenchimento das vagas de aprendizes.
O custo do Aprendiz Paulista para a empresa é de 1 salário mínimo ou condição mais favorável, bem como os benefícios garantidos pela CLT. O público-alvo são jovens maiores de 14 e menores 24 anos, regularmente matriculados e com frequência efetiva no ensino técnico-profissional das unidades do Centro Paula Souza, de segunda a sexta feira, que não possuam vínculos empregatícios e residentes no estado de São Paulo.
Segundo Deise Lima supervisora do Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho, o Programa oferece aos estudantes de 16 a 21 anos do ensino médio da rede pública estadual a oportunidade de fazer estágio remunerado em empresas privadas, públicas e entidades sem fins lucrativos.
“A reunião foi fruto de uma construção próxima que o Governo Municipal tem com o Governo do Estado, na intenção de promover melhorias às questões da empregabilidade e desenvolvimento econômico para cidade, principalmente aos jovens”, disse o secretário Paulo Vicente.
“Os técnicos da SERT se colocam à disposição para desenvolver o Programa com afinco na mediação com os jovens, bem como apresentá-lo às empresas”, declarou o supervisor Leandro Gouveia.