Prefeitura inicia entrega de mais de mil uniformes novos para idosos do CCI

19/02/2019 - 18:35
Prefeitura inicia entrega de mais de mil uniformes novos para idosos do CCI

A Prefeitura de Embu da Artes, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, iniciou na terca-feira (19/2) a entrega de cerca de mil kits de uniformes para os idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI), durante evento realizado no ginásio Hermínio Espósito com presença de autoridades. A abertura do encontro contou com um breve desfile para a apresentação do conjunto de blusa, calça e camiseta com as cores e símbolos do município e logos dos programas esportivos do governo. Nos próximos dias, a distribuição continuará em outros núcleos do CCI na cidade.

Desde 2017, quando a pasta de Esportes passou a coordenar o CCI, ocorreram mais de 60 ações voltadas ao público da terceira idade, incluindo passeios, atividades esportivas e de integração, campeonatos, jogos amistosos, coral, bailes, cursos de artesanato etc. Outra iniciativa fundamental em 2018 foi a criação, por meio de Lei, da “Semana do Idoso”, realizada no mês de outubro, evento no qual aconteceram palestras, debates, festivais esportivos e apresentações culturais. Além das ações, a sede do CCI recebeu reforma e pintura e ganhou materiais novos, doados por meio de parcerias para oferecer um espaço com condições mais adequadas aos idosos.

O CCI administra mais de 25 núcleos distribuídos pelo município que atendem pessoas com idade acima dos 60 anos, objetivando a melhoria de qualidade de vida, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a integração e participação por meio de atividades artesanais, esportivas e culturais.

“A entrega do uniforme vai além de um gesto de carinho apenas, é a valorização de vocês que têm tanta força de vontade e alegria para manter uma vida ativa e saudável, tornando-se um exemplo para nós”, afirmou o prefeito Ney Santos durante o evento.

O secretário de Esportes e Lazer, Anderson Nóbrega, ressaltou o compromisso que recebeu ao assumir a pasta. “Fui incumbido de cuidar da qualidade de vida dos idosos da cidade, promovendo a saúde e estimulando a autoestima de todos por meio das diversas atividades que desenvolvemos nos núcleos, o que faço com muito orgulho”, declarou.

Já o coordernador do CCI, Everson Santos, falou que o grupo reivindicava um uniforme confeccionado com um material melhor, de tecido maleável, leve e durável para os movimentos físicos. “Além disso, o uniforme deixará todos com uma identificação homogênea para se apresentarem nos torneios que ocorrerão este ano”, destacou.

Residente na cidade há 50 anos, com um ótimo astral e expectativa de uma vida com qualidade nessa faixa etária, Cleusa Soares da Silva, 61 anos, que se deleita na dança sênior, coral e ginástica no CCI, não poupou elogios ao novo uniforme que acabara de receber. “Além de ser uma roupa adequada para o esporte ou educação física, a entrega desse uniforme faz nos sentirmos especiais e demonstra o respeito da gestão municipal pelos idosos”, disse ela.

Praticante de várias atividades, Adolfo dos Santos, 73 anos, mora no Parque Pirajuçara e é frequentador do CCI de longa data, criando mosaico e artesanato ou praticando dança sênior, coral e academia ou ainda, em outros projetos, nos cursos de viola e violão. Para ele, os uniformes darão a percepção visual de unidade da equipe: “Isso facilitará a identificação dos atletas de Embu das Artes nos torneios”.

Demais autoridades presentes: secretários municipais Renato Oliveira (Gestão Tecnológica e Comunicação), Ely Santos (Gestão de Pessoas e Fundo Social), Betinho (adjunto de Esportes e Lazer) e os vereadores Hugo Prado (presidente da Câmara Municipal), Carlinhos do Embu, Jefferson do Caminhão e Gideon Santos.