O
Governo de Embu das Artes realizou parceria, já licitada e no valor de R$ 2,2
milhões, com o Ministério de Turismo, para promover e incentivar o turismo
local. O projeto "Divulgação e promoção dos atrativos, produtos e serviços
turísticos da Estância Turística de Embu das Artes" consiste em uma série de ações de promoção e divulgação da
cidade, como a criação de um portal e um blog de turismo; criação de cartazes
digitais interativos, que serão posicionados em aeroportos e pontos
estratégicos do município; veiculação publicitária em revistas de bordo;
produção de um vídeo institucional; criação de folder e showcase.
Esta
é a primeira vez que a cidade tem um projeto de divulgação. O principal objetivo
é “divulgar e promover a cidade de Embu das Artes como destino turístico,
destacando-a como expoente da cultura e arte da região, estimulando o consumo
de seus produtos e serviços turísticos, especialmente tendo em vista grandes
eventos, como a Copa do Mundo em 2014”. O governo municipal considera o projeto
um passo importante para o desenvolvimento na cidade nesse segmento, com
benefícios para empresários, artistas, artesãos, visitantes e a população.
O governo Prefeito vem trabalhando para desenvolver o turismo
como atividade econômica e tem realizado projetos de envergadura, como a
oficialização, por meio de plebiscito, do nome Embu das Artes e a adoção de uma
marca, tudo isso para criar uma identidade para a cidade. Outras iniciativas em
prol do avanço no turismo são o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos
(Cadastur), também feito em parceria com o governo federal, e o Mapeamento
Artesanal, iniciativa municipal, comandada pela Secretaria de Turismo, para
conhecer mais o município e oferecer novas oportunidades, além da inclusão da
cidade no cadastro do São Paulo Convention and Visitors Bureau (SPC&VB).