Prefeitura lança programa Saúde em Casa

06/07/2009 - 0:00
Prefeitura lança programa Saúde em Casa
Acessibilidade

A população de Embu das Artes ganhou mais um serviço que vai melhorar ainda mais a saúde no município: trata-se do programa Saúde em Casa, que tem como objetivo fortalecer a atenção à saúde do cidadão e garantir que os usuários recebam atendimento e tratamento em seu domicílio. O programa foi lançado no sábado, 4/7, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, contando com a presença de cerca de 200 pessoas. É uma realização da Prefeitura de Embu em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisa “Dr. João Amorim” (CEJAM).

O compromisso que o Governo Municipal tem com a saúde das pessoas nos últimos 8 anos e 6 meses é visível. Segundo o prefeito de Embu, Prefeito, em 2001 o orçamento para saúde era de 7 milhões de reais e neste a ano a previsão de investimento na área é de 50 milhões. “Criamos seis unidades básicas de saúde, terminamos a maternidade municipal, concluímos a obra do Pronto-Socorro Central e reformamos o PS Vazame, além da contratação de mais profissionais”, acrescentou o prefeito. Chico ainda falou sobre a importância do novo programa. “O programa Saúde em Casa vai atender o excluído do excluído, aquela pessoa cuja a família não tem condições de levá-la ao pronto-socorro ou ao hospital. As ações do nosso governo são de promoção a vida” – falou Prefeito.

Promoção à Saúde

O prefeito ainda revelou que de janeiro até o momento foram contratados 64 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros e outros profissionais. E anunciou que no segundo semestre serão reformadas e ampliadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos Jardins São Marcos e Vista Alegre e do Itatuba. As demais serão reformadas durante o mandato.

“O programa visa atender os acamados que não conseguem se locomover, comer e se vestir, para que eles voltem a ter uma vida normal. Estamos fazendo ações de promoção à saúde”, disse a secretária de Saúde, Sandra Magali. Segundos estimativas da Secretaria de Saúde existem 442 pessoas necessitando deste tipo de atendimento na cidade, porém o número pode ser maior.

O programa também agradou aos delegados do Orçamento Participativo, que ali representaram a sociedade civil. “Vejo com bons olhos o programa e conheço muitos casos na minha comunidade de pessoas que têm dificuldade de se locomover e de procurar um serviço médico e o “Saúde em Casa” vai ajudar esses necessitados” – comentou Erisvaldo José dos Santos, delegado da região 3 – Parque das Chácaras. “A comunidade da minha região já me pediu diversas vezes para levar familiares até o pronto-socorro e me sinto feliz em saber que o nosso município terá um serviço que vai atender a essas pessoas”, falou Ozéias Wanderosfky, delegado da região 1 – Vazame.

A equipe do Saúde em Casa é formado pelo médico Flávio Torres Duayer; o fisioterapeuta Ricardo Martins; o enfermeiro Reginaldo Passos da Paixão; a auxiliar de enfermagem Luciana Luiza dos Santos; a auxiliar técnica de enfermagem Solange Camargo Xavier; e, pelo motorista Laércio Pereira Soares dos Santos. No primeiro momento, serão atendidas as pessoas previamente cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Estiveram presentes ao evento o ex-prefeito, Prefeito, o presidente da Câmara Municipal, Silvino Bonfim, a vereadora Ná, a chefe de gabinete, Cristina Santos, a secretaria de Assistência Social, Selma Fernandes, João Francisco Romano, do CEJAM, delegados do Orçamento Participativo e funcionários da rede municipal de saúde

----
Compartilhe nas redes sociais