Em mais uma saída cultural pedagógica, cerca de 80 estudantes, da fase V, das Escolas Municipais Maria Iluminata (Santa Clara) e Inês Cardoso (Casa Branca), visitaram quinta-feira, 29/10, um importante ponto turístico de São Paulo, o Jardim Botânico. O passeio celebra o início do convênio que apoiará o projeto Horta Educativa. Ambas as unidades escolares já mantêm o cultivo regular de plantas em seus prédios e, por isso, foram escolhidas para integrar o projeto que conta com o apoio do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e do Fundo Social de Solidariedade de Embu das Artes.
O secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, fez questão de acompanhar de perto a saída dos estudantes. Após ser recebido com um café-da-manhã, pela equipe da E. M. Maria Iluminata, o secretário acompanhou os estudantes até o ônibus e os desejou uma boa experiência, o mesmo foi feito com os estudantes da E. M. Inês Cardoso.
Por volta das 8h os estudantes, entre 5 e 6 anos, já estavam a postos, animados e entoando canções, nos dois ônibus que os conduziram ao Jardim Botânico. O passeio foi pura festa, lá os pequenos percorreram parte da área de 360 mil m², parte do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), considerada a terceira maior reserva da Mata Atlântica do município de São Paulo, e visitaram atrações locais como o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues, inaugurado em 1992, e as Estufas Dr. Frederico Carlos Hoene, que abrigam plantas típicas da Mata Atlântica e do Cerrado.
Lucas Henrique Santos Medina, 6, E. M. Maria Iluminata, classificou a experiência como “muito legal” e garantiu que aprendeu a comer alface, graças ao cultivo da hortaliça em sua escola. Ouça:
Miguel Alves, 6, da E. M. Inês Cardoso, também aprovou o passeio e contou sobre seus experimentos na horta da escola. Ouça:
Segundo educadores das duas unidades, a visita ao Jardim Botânico tem muito a acrescentar aos estudantes. Ouça:
Eliane Barbosa, coordenadora pedagógica, da E. M. Inês Cardoso
Alexandre Lapuch, professor, da E. M. Maria Iluminata
Horta Educativa
O projeto Horta Educativa tem como objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis. Com o convênio, os educadores das duas unidades escolares passarão por capacitação e as escolas receberão ferramentas para manuseio da horta, sementes e cartilhas sobre alimentação saudável para pais e estudantes.