Prefeitura promove intervenção urbana no Castilho

10/03/2006 - 0:00
Prefeitura promove intervenção urbana no Castilho

Por meio da Companhia Pública Municipal ProHabitação, a Prefeitura de Embu das Artes está realizando a segunda fase de intervenção para a recuperação urbana e ambiental do "Castilho". A área pública ocupada do loteamento Jardim São Luiz, vizinho do Jardim Castilho, receberá tratamento de esgoto sanitário, drenagem e regularização do sistema viário. As outras envolvem a colocação de guias e sargetas e asfaltamento da rua principal, a extensão não-oficial da Rua Perová, e pavimentação de vielas.

A execução das obras será viabilizada por meio do convênio formalizado entre a Prefeitura de Embu das Artes e o Ministério das Cidades, no Programa de Melhoria das Condições de Habitabilidade, no valor de R$ 730.000,00.

Em 2003, a primeira intervenção da ProHabitação na área foi de apoio aos moradores na negociação com o Hospital Geral do Pirajussara e com a Sabesp para que fosse dado um destino adequado aos efluentes. Após diversas reuniões, a Sabesp se responsabilizou pela execução de uma estação elevatória que direciona o esgoto do hospital para a rede existente na rua de cima, já no município de Taboão da Serra. A estação foi concluída e os moradores tiveram sua primeira conquista, já que era uma reivindicação antiga da população, desde a inauguração do hospital, em 1989, que reclamava do forte cheiro dos produtos químicos utilizados no local. Em 2004, a Prefeitura distribuiu 500 números de casas, dentro do Programa de Numeração Social, que beneficiou cerca de três mil pessoas.

As obras beneficiarão aproximadamente 3.000 moradores, entre eles a família da menina Paloma Santos Ramos, 12 anos, nascida no local, que mora com a mãe e dois irmãos numa casa de alvenaria do outro lado do córrego que corta a área. A canalização do córrego está prevista para uma terceira fase de intervenção pública no local, já que tem o custo muito maior (cerca de R$ 5 milhões) e implicará na remoção de aproximadamente 100 moradores da beira do córrego.