Prefeitura realiza evento em comemoração ao Dia Internacional do Idoso

Prefeitura realiza evento em comemoração ao Dia Internacional do Idoso
Acessibilidade

Na última sexta-feira, 1/10, no Centro Cultural do Complexo Educacional Professora Valdelice Aparecida Medeiros Prass, a Secretaria de Participação Cidadã, através do Centro de Referência do Idoso (CRI), organizou o Seminário: “Violência contra a Pessoa Idosa. Vamos romper o silêncio” para celebrar o Dia Internacional do Idoso. A data surgiu em 1982, em um evento promovido pela ONU.

A programação contou com a apresentação do grupo de dança cigana e do Batuca Lata, ambos integrantes do CRI. Depois, foram realizados debates sobre a temática e uma palestra da professora e assistente social Marília Berzins. O evento, além de valorizar a inclusão social como uma das diretrizes do atual governo, teve como objetivo refletir sobre a violência contra a pessoa idosa, bem como, buscar formas de enfrentar esse problema. Em Embu, foram registrados neste ano 62 denúncias contra violência ao idoso, provenientes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Sociedade Amigos de Bairro, do próprio CRI, entre outros equipamentos públicos. Caso o cidadão presencie algum tipo de agressão e maus-tratos contra o idoso, entre em contato com o CRI no telefone 4778-0286, para que os encaminhamentos necessários sejam feitos.

Para o secretário de Participação Cidadã, Pedro Pontual, a cidade avançou muito na valorização do idoso e citou exemplos. “Hoje possuímos 25 núcleos do CRI em diferentes bairros do Embu. Antes de 2001, só existia um. Também temos a atuação do Conselho Municipal do Idoso e a implantação da Universidade Aberta da Terceira Idade, proveniente da Unifesp. No plano nacional, temos que celebrar a implantação, em 2003, do Estatuto do Idoso”- disse o secretário. “Nós já avançamos muito nesta área, porém há muito o que conquistar” – falou Nelman Inácio do Amaral, coordenadora do CRI. Também compareceram ao evento a secretária de Saúde, Dra. Sandra Magali Fihlie, e a vereadora Ná.

Confira um comentário de uma das participantes do evento:

Este evento é uma oportunidade para as pessoas conhecerem os trabalhos que estão sendo feitos na cidade para diminuir as maldades contra o idoso. Conheço e já tive contato com algumas pessoas que foram violentadas. Eu acho que as famílias têm que cuidar melhor dessas pessoas, colocá-los para fazer atividades, ter bastante respeito e atenção”.
Vera Lucia Souza, 62 anos, moradora do Jardim Vista Alegre e integrante do CRI há  14 anos

----
Compartilhe nas redes sociais