A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria Municipal de Saúde, está programando uma série de ações de combate ao mosquito Aedes Aegypty, transmissor da dengue, tendo em vista a proximidade do carnaval e o fluxo de viagens dos munícipes a outras localidades, como o litoral. Para quem vai viajar, a orientação é usar repelentes e ficar atento porque a fêmea do mosquito só se alimenta durante o dia, momento em que pica as pessoas.
A eliminação do mosquito e das larvas é a prioridade e as equipes da Vigilância em Saúde estão nas ruas vistoriando residências, prédios públicos e comerciais. Nas inspeções, é feita uma varredura em busca de focos e criadouros do mosquito transmissor da doença. Durante suas visitas às residências dos munícipes, os agentes de saúde também fazem a inspeção e a orientação sobre os perigos e cuidados a serem tomados.
Até o momento, a cidade tem cadastrados 14 casos suspeitos da doença, sendo quatro confirmados, todos importados de outras cidades.No ano passado, a cidade contabilizou 269 casos suspeitos da doença, confirmou 100, sendo 64 autóctones e 34 importados. A região central da cidade apresentou o maior número de casos.
Em 2013, foram visitadas 117 mil casas e 86 mil delas foram vistoriadas, com busca de criadouros e orientações aos moradores. Foram vedadas 347 caixas d´água.
Segundo a secretária de Saúde, Sandra Magali Filhie, "é fundamental a adesão da população ao trabalho diário dos agentes. A participação de todos é decisiva para a redução do número de casos", frisou.
Por isso é necessário colaborar, manter a caixa d'água sempre coberta; as calhas limpas para que a água possa escoar, não deixar água da chuva se acumular em lajes e quintais, colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas, guardar as garrafas sempre de cabeça para baixo, não deixar acumular água nos pneus, manter a lixeira sempre fechada e não jogar lixo nas ruas.
As secretarias de Saúde e de Comunicação Social elaboram, conjuntamente, uma campanha de conscientização sobre o tema.