Prefeitura revitaliza Praça da rua Liberty

06/06/2016 - 0:00
Prefeitura revitaliza Praça da rua Liberty

Entregue à população em 2010, Praça Estelina Araújo Cardoso está de cara nova

No sábado, 4 de junho, a cidade ganhou a quinta quadra de futebol society com grama sintética. Dessa vez, os beneficiados foram os moradores do Jardim Santa Tereza e região, que agora passam a contar com um espaço de lazer revitalizado. O espaço da rua Liberty, de onde foram retirados mais de 30 caminhões de lixo, recebeu iluminação, banheiros, pintura e projeto paisagístico, com mesas de jogos e parque infantil.

Salete Fonseca, que reside no bairro há mais de 30 anos, reconhece o trabalho do governo. “Gostei de tudo. Está bonito e organizado. Espero que as pessoas zelem. Meu bisneto já está no balanço” – disse.  O adolescente Gustavo, de 14 anos, também aprova o novo espaço: “A quadra será muito boa para todos jogarem bola e melhorou muito o parquinho para as crianças”. Na opinião do morador do Santa Tereza há 26 anos, seu Manoel, a área está uma maravilha.

O prefeito Prefeito falou que o projeto é fruto de um trabalho intersecretarial e pediu para que a população cuide do espaço, fiscalizando o despejo de entulho e a cobrança pelo uso da quadra. “Não deixem ninguém virar dono da quadra. A prefeitura faz a quadra e depois aparece gente querendo tomar conta, marcar jogo, fazer campeonato para ganhar dinheiro em cima disso. Aqui é para jogar de graça. Vocês já pagaram por esse espaço”.

Prefeito também anunciou que será criada uma comissão de moradores para ajudar a organizar a quadra, e que no começo de julho será entregue o Campo do Perequê, com total infraestrutura. Lembrou ainda que na área do Roque Valente já está sendo iniciada a construção de 1.200 apartamentos pelo programa Minha Casa, Minha Vida. “É uma área de preservação ambiental porque precisamos do verde, de lazer e habitação popular. E todas as residências serão para os moradores da nossa cidade” – declarou.

Paulo Oliveira, secretário de Esportes e Lazer, lembrou que, há muitos anos, os moradores lutavam para ter um espaço cultural, ecológico e de lazer. As pessoas poderão ter uma vida com mais saúde e o bairro passa a ser mais valorizado. Oliveira também destacou a importância do uso democrático do espaço e ressaltou que o aluguel mensal de uma quadra de futebol society, chega a custar, em média, R$ 800.

A Quadra da rua Liberty é uma parceria da Prefeitura de Embu das Artes com o Grupo Sanca. Acompanharam a inauguração, os vereadores Doda Pinheiro, João Leite, Edvânio Mendes, Clidão do Táxi, Jeferson do Caminhão e Carlinhos do Embu, além de secretários municipais.

Sabesp

Diante da reclamação dos moradores sobre a falta de esgoto, o prefeito Prefeito propôs levá-los até a Sabesp na próxima quarta-feira, 8 de junho.  Há 40 anos, o bairro aguarda a instalação do serviço de coleta. Segundo o prefeito Prefeito, o governador Geraldo Alckmin tem que cumprir o contrato que prevê  esgoto em toda a cidade até 2018.