O transporte coletivo municipal está passando pela vistoria semestral. Houve inspeção no dia 14 e mais duas ocorrerão em 21 e 28 de março na Rodoviária (avenida Elias Yazbek, 785, Centro), das 8h às 12h. No total, 157 veículos (sendo 126 microônibus e 31 ônibus) serão examinados pela Secretaria de Trânsito e Transporte da Prefeitura de Embu das Artes, órgão responsável pela tarefa. A medida está prevista na Lei 2156/2005.
Os coletivos aprovados receberão o selo de vistoria que é fixado no vidro do auto. Quem não atender os quesitos será suspenso e terá o prazo de 1 semana para se adequar, antes de ser revistoriado.
Os itens verificados são documentação, carteira de habilitação, lanternas, luz de placa, faróis, luz de ré, piscas, pisca alerta, buzina, paletas, esguichador e limpador de para-brisa, espelhos retrovisores externos e internos, para-choques, pneus, janela de emergência, luz de freio, acessibilidade, vidros, estepe, escapamento, funilaria e pintura, extintor, letreiro, higiene externa e interna, entre outros.
Léo Novaes, presidente da Coopercav, cooperativa que opera as linhas de ônibus da cidade, pretende investir em inovação tecnológica nos coletivos e, para isso, está realizando testes de biometria facial (para identificação do usuário) e rede wi-fi para acesso à internet. As experiências estão ocorrendo em um carro da linha do Jd. Santo Eduardo. Além disso, 95% da frota será 0km até 2016.
O compromisso da gestão municipal com a qualidade do transporte público da cidade tem impulsionado o avanço da prestação deste serviço, garantindo bem-estar aos usuários, como trabalhadores, idosos e estudantes.