Primeiro prefeito de Embu das Artes falece aos 94 anos

04/04/2022 - 14:58
Primeiro prefeito de Embu das Artes falece aos 94 anos

É com profundo pesar que a Prefeitura de Embu das Artes comunica o falecimento do primeiro prefeito e emancipador da cidade, sr. ANNIS NEME BASSITH. Foi decretado luto oficial de três dias na cidade.

Nascido em 1927, ele deixa um legado aos embuenses: Foi em sua segunda gestão que a então “feira hippie”, se tornou a internacionalmente conhecida Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes, hoje com 53 anos de existência.

“Ele foi o primeiro prefeito de Embu das Artes, e contribuiu para a emancipação da nossa querida cidade. Tenho orgulho de saber que Annis e eu somos os únicos prefeitos nascidos e criados em Embu das Artes. Admiro toda a sua história e luta pela nossa cidade”, disse o prefeito Ney Santos.

Embu das Artes ganhou sua autonomia em 1959 graças à criação da Associação Cívica de Embu, composta por Bassith e outras personalidades de diversas áreas, que iniciaram uma forte campanha pela emancipação com o apoio e a orientação de Cândido Motta Filho, advogado, professor, jornalista, ensaísta, político e membro da Academia Brasileira de Letras.

A primeira eleição municipal ocorreu no dia 4 de outubro de1959 e resultou na vitória de Annis Neme Bassith para prefeito e Carlos Koch para vice, que foram empossados em 1 de janeiro de 1960.

Ele deixa filhos e netos. O velório acontece amanhã, 5/4, a partir das 4h, na Igreja Nossa Senhora de Caravaggio (Vila Carmem), e o sepultamento será as 13h no Cemitério Nossa Senhora do Rosário (Centro).

Tags: