O Procon e a Vigilância Sanitária de Embu promoveram, na manhã de hoje (30), uma palestra no Centro Cultural para gerentes de supermercados. O objetivo era orientá-los sobre os cuidados com o armazenamento de alimentos, divulgação de preços e regras para formas de pagamentos. A finalidade é educar primeiro, depois cobrar.
A Vigilância Sanitária encarregou-se de apresentar as práticas de manipulação de alimentos nos supermercados, formas de prevenção e consequências da contaminação alimentar, higiene e saúde dos funcionários, formas de treinamento, cuidados na compra dos produtos; além de um item específico sobre armazenamento e cuidados com a carne – produto bastante perecível. Já o Procon orientou sobre as regras para apresentação de preços e formas de pagamento – cartões de crédito e débito, cheques.
Estiveram presentes 24 representantes de supermercados que ficaram encarregados de transmitir essas orientações aos seus funcionários. O gerente Jânio Ferreira de Souza disse que “a palestra é muito importante, pois amplia nossos conhecimentos”.
Essa não foi a primeira palestra. Em 2007, houve uma com os donos de restaurantes, depois, com os feirantes, mais especificamente, proprietários de bancas de peixe e frango, que são as barracas mais críticas da feira. A técnica da Vigilância Sanitária, Maria das Graças Evangelista, diz que a proposta é fazer uma palestra por mês com cada estabelecimento. A próxima, prevista para novembro, será com as padarias.
A série de palestras é uma ação conjunta entre o Procon, Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária e tem por objetivo orientar os fornecedores – informar antes de punir.