A Secretaria de Educação da Prefeitura de Embu das Artes entregou os certificados aos educadores da rede municipal formados nos cursos “Introdução à Educação Digital” do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo) e “História da África e do Negro no Brasil”, ministrado pela Identidade Cultural Afro-Brasileira (ICAB).
Foram 98 formandos (20 escolas) pelo ProInfo e 32 pelo ICAB (10 escolas). A cerimônia ocorreu na quarta-feira (23/4) à noite no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, conduzida pela coordenadora de projetos pedagógicos, Lidia Balsi.
O secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, disse que a conclusão dos cursos deve representar mais uma etapa de aprendizado na carreira e não o fim: “A tecnologia tem que ser utilizada na edificação de um ser ético”, definiu.
Sobre o povo negro, ele acredita que muitas barreiras ainda precisam ser transpostas e apontou a integração da cultura africana ao currículo escolar como instrumento de transmissão de conhecimento, respeito e humanismo.
José Augusto Macri, coordenador do ProInfo, destacou o aumento de interesse dos professores em se aprimorarem na profissão e citou a criação de mais salas para o curso (de 9 para 17) como reflexo disso, e defendeu: “É preciso valorizar o “ensinar” e “aprender” como formas de construção coletiva”.
Já a diretora do ICAB, a artista e historiadora, Raquel Trindade, falou da grandiosidade da história do povo negro e da importância de contá-la verdadeiramente: “Por meio dessa formação, visamos diminuir a discriminação racial, fomentar o negro a conhecer a sua própria origem e aproximar mais os brancos da cultura afro-brasileira”, concluiu.
Os cursos do ProInfo e da ICAB ainda estão acontecendo e em breve novas turmas estarão se formando.
Sentados à mesa diretora, também participaram o secretário adjunto de Educação, Wanderlei Conceição Leite, a coordenadora de Projetos Especiais, Selma Bezerra, e o assessor técnico pedagógico, Fernando Almeida Furtado.