O Programa de Controle da Tuberculose de Embu das Artes foi premiado hoje (31 de agosto), pela quarta vez consecutiva, em evento realizado durante o Fórum Estadual de Tuberculose, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O Prêmio de Qualidade em Tuberculose, concedido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, é o reconhecimento do trabalho feito pelo município no tratamento dos pacientes portadores de tuberculose. Registrando cerca de 110 novos casos por ano, Embu das Artes alcança a cura de 88% a 94% de seus pacientes, índice considerado excelente pela OMS. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), que estiveram recentemente na cidade, querem transformar o município em pólo formador de mão-de-obra.
"Para nós é um reconhecimento e um incentivo ao município e à equipe da Secretaria de Saúde que tem feito um trabalho cuidadoso para descobrir novos casos e tratar dos já doentes", disse Leonardo Marcolan, enfermeiro coordenador do programa.
Embu das Artes é um dos 73 municípios prioritários no combate à tuberculose no estado de São Paulo por apresentar mais de 50 casos anuais e população de baixa renda. Atualmente, 52 pacientes estão em tratamento supervisionado pela Secretaria de Saúde, totalmente
gratuito, recebendo inclusive cesta básica de alimentos, com valor calórico e protêico reforçado.